- 29 de outubro de 2024
Usileite poderá ser reativada
Mesmo em uma fase inicial, a pecuária leiteira em Roraima tem boas perspectivas de crescimento, motivada, principalmente, pela disposição do governo do Estado em apoiar a atividade com a abertura de mercados e revitalização da infraestrutura necessária para a expansão. Esta foi a proposta apresentada pela equipe da governadora Suely Campos (PP), composta por Neudo Campos e pelo secretário da agricultura, pecuária e abastecimento, Hipérion de Oliveira, além de representantes da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), durante visita a propriedades leiteiras na zona rural do município de Cantá, na tarde desta terça-feira, dia 13.
A proposta do novo Governo, neste primeiro momento, é de avaliar a realidade e o potencial da pecuária leiteira no estado e, assim, promover ações que garantam apoio aos produtores, especialmente com novas possibilidades para escoar o produto, como a reativação da Usileite (Usina de Leite), da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), e um percentual maior de regionalização da merenda escolar do Estado, que atualmente é composta por apenas 30% de produtos locais.
Neudo Campos disse que essa aproximação com produtores é fundamental para garantir o apoio necessário, tanto com a profissionalização da atividade, como novos mercados, como a merenda escolar. Hoje parte da verba para aquisição de produtos da merenda é destinada aos produtos regionais e, assim, dentre os beneficiados estariam os produtores de leite.
A Fazenda Joaquina, do produtor Teotônio Matos, foi uma das propriedades visitadas nesta terça-feira. Ele se destaca como um dos produtores mais tecnificados e investidor em genética de qualidade para aumentar a produtividade, que hoje é de 1.600 litros/dia, mas com capacidade para expandir para 4.000 litros/dia. Há sete anos na atividade, ele garante que nunca havia recebido a visita de um governante para oferecer apoio ao desenvolvimento da atividade. “Precisamos desse respaldo do Governo para melhorar a qualidade e expandir a atividade, podendo estruturar e fomentar a bacia leiteira no Estado”, garante.
Outro produtor visitado, Vilmar Matos, da Fazenda Samaúma, há mais de 20 anos na atividade, possui hoje uma produção de 2.400 litros/dia, com capacidade para aumentar para até 8.000 litros/dia, caminho que está sendo trilhado pelo produtor com a ajuda da Embrapa em Roraima, por meio do projeto ‘Balde Cheio’.
Trata-se de um projeto realizado em propriedades de todo o país, em parceria com o Sebrae, para levar informação e tecnologia ao produtor. A proposta é melhorar a qualidade da pastagem e do rebanho, de forma a potencializar a produção.
Segundo o analista da Embrapa, Lourenço de Souza Cruz, o projeto chegou a Boa Vista no final de 2014 e a perspectiva é atender 68 produtores. Para Matos, que já iniciou a fase de análise da propriedade com a ajuda do projeto, “a bacia leiteira está crescendo no Estado, por isso o produtor está começando a investir para expandir na atividade”, destaca.
Durante a visita, o secretário da Agricultura destacou que esta nova gestão vai fortalecer exemplos que estão dando certo para ampliar a produção no Estado, não só de leite, mas de outras atividades importantes, como piscicultura e fruticultura, “de forma a fortalecer a beneficiar os produtores, melhorar a qualidade de vida da população e a economia do estado”.
Opinião compartilhada por Neudo Campos, que garante que “irá atender as necessidades dos produtores para que ampliem e profissionalizem a produção, multiplicando fazendas com modelos de produção de sucesso”.