- 29 de outubro de 2024
Nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14, a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos) realizará as matrículas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estão sendo ofertadas 6.975 vagas.
Para a modalidade Ensino Fundamental (anos iniciais) são 240 vagas distribuídas em oito turmas entre as escolas Elza Breves de Carvalho e Professora Crisotelma Francisca de Brito Gomes (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo [Pamc]).
Já para a modalidade Ensino Fundamental (anos finais) estão sendo disponibilizadas 2.220 vagas distribuídas em 72 turmas em 12 escolas, entre elas Lobo D’Almada, Luiz Rittler de Lucena, Maria de Lourdes neves, Conceição Costa e Silva.
E ainda: Carlo Casadio, Elza Breves, Jaceguai Reis Cunha, Maria das Neves Rezende, Maria Sônia de Brito Oliva, Raimunda Nonata, Caranã e Crisotelma Francisca de Brito Gomes (Pamc).
A EJA, modalidade Ensino Médio, possui o maior número de vagas ofertadas: 4.515, distribuídas em 124 turmas em 18 escolas da rede estadual. Há vagas disponíveis nas escolas América Sarmento Ribeiro, Antônio Carlos Natalino, Caranã, Conceição Costa e Silva.
Há vagas também nas escolas Hildebrando Ferro Bittencourt, Luiz Ribeiro de Lima, Luiz Rittler de Lucena, Monteiro Lobato, Carlo Casadio, Coema, Jaceguai Reis Cunha, Maria das Dores Brasil, Maria Nilce Brandão, Voltaire Pinto, Elza Breves, Maria das Neves Rezende, Maria Sônia de Brito e Crisotelma Francisca de Brito Gomes (Pamc).
MATRÍCULAS
Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis devem ir até a escola pretendida e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar do aluno e duas fotos 3x4.
Jucimar Vieira, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja) faz um alerta aos pais e responsáveis na hora de efetuar a matrícula. “É importante lembrar que na EJA, segundo a instrução normativa da Seed, a idade mínima para ingressar no Ensino Fundamental é de 15 anos completos e no Ensino Médio, 18 anos”, informou Jucimar. Conforme dados do Censo Escolar, o Estado de Roraima atende hoje 8.170 alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
CENTRAL
Após o encerramento do prazo das matrículas da rede estadual de ensino, será instalada no período de 19 a 23 de janeiro a Central de Matrículas, na escola estadual Monteiro Lobato. A Central será utilizada para resolver situações pontuais de pais que eventualmente não tenham encontrado vagas.
A Central é uma forma de garantir que nenhum aluno fique fora de sala de aula e será utilizada para atender estudantes do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), Ensino Médio (1°, 2°, 3° ano) e EJA. O horário de atendimento ao público está sendo definido. A organização será por meio de distribuição de senha individual.