00:00:00

Infraestrutura

Equipe visita Sul do Estado para garantir obras prontas antes do inverno.


Obras no Sul vistoriadas

Os secretários, Flamarion Portela e Anderson Gentil, titular e adjunto, respectivamente, da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), acompanhados de diretores da Secretaria e dos deputados estaduais, Gabriel Picanço e Mecias de Jesus visitaram, nesse sábado, dia 10, os municípios de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, para vistoriar obras naquela região.

A vistoria começou pela BR- 210 que já tem 10 quilômetros de asfalto concluídos, de um total de 66 quilômetros que chegarão até o município de São João da Baliza. “Os trabalhos estão em pleno vapor e esperamos que a obra seja concluída antes do inicio do inverno”, disse Flamarion.

Segundo ele, é uma determinação da governadora Suely Campos ver as obras em andamento. “Ela quer ver o secretariado visitando os municípios, enfrentando os problemas que existem e ouvindo a sociedade para tentar dar a resposta o mais rápido possível”, destacou. 

O diretor da empresa Calvalca, Arlindo Cavalca Filho, garantiu que as equipes dele estão todas mobilizadas aproveitando o período de verão e que a previsão do término dos trabalhos é para o mês de maio. “Já temos 10 quilômetros asfaltados e muitos que já estão com as bases lançadas. As etapas mais difíceis e mais lentas, já foram feitas. Agora é o momento em que a obra entra numa fase de maior rapidez na execução”, explicou.

Outra obra visitada pela equipe foi a subestação de distribuição de energia elétrica que está sendo construída pela Seinf no município de São João do Baliza. “Esta obra faz parte do programa energético do Estado de Roraima. A rede que será revitalizada vai até Novo Paraíso”, comentou o secretário.

A obra está sendo executada pela SME Engenharia. O coordenador, Ciro Siqueira Gonçalves Filho, detalhou os serviços. “Nesse local será instalada uma subestação com capacidade 20 mil KVA/ hora que vai atender todo o eixo da BR 210. A subestação vai substituir a usina térmica e vai trabalhar interligada à PCH de Jatapu e a subestação do Novo Paraíso que já está interligado ao sistema de Eletrobras. É uma obra de 69 mil volts, rebaixada para 13,800 mil volts para fazer a distribuição”, informou, dizendo que a previsão é que fique pronta até julho deste ano.

Em Caroebe, o secretário vistoriou as obras da vicinal 5, corredor de escoamento da produção de banana.  “A vicinal, 5, é a principal produtora de banana do município e terá 10 quilômetros de pavimentação asfáltica. É uma obra do Governo do Estado executada pela empresa N.R Construções Ltda, ao custo de R 3. 598,260,76 e o prazo de entrega de nove meses”, informou Flamarion.

Segundo o engenheiro da Seinf, Edilsom Lima, já foram executados os serviços de terraplenagem, sub-base e base, e aguarda a aplicação da capa asfáltica (CBUQ) que será executada por outra empresa que está sendo contratada. Após a aplicação da capa asfáltica, serão executados os serviços de meio-fio, sarjetas e descidas d'água.

Ele ressaltou que a empresa N.R Construções está realizando serviços paralelos que não dependem da aplicação da capa asfáltica tais como cercas, instalação de defensas e reconstrução de pontes. A vicinal está pronta para receber o asfalto

Genaldo Vale Oliveira, que faz o transporte de bananas de Caroebe até Manaus, destacou que o trabalho de revitalização de estradas e vicinais é necessário. “Facilita o transporte da banana, evita estragar o produto, facilitou muito a viagem e, diminuiu o tempo em 50%. Antes fazíamos esse trecho de Caroebe à Vila do Novo Paraiso em três horas, hoje, fazemos em uma hora e meia. É um sonho para gente que roda por aqui”, relatou.

A última parada da equipe foi no Complexo Energético- Ottomar de Sousa Pinto- PCH de Jatapu também em Caroebe. “Existiam somente dois geradores totalizando cinco megawatts. Enquanto essas duas novas turbinas estão funcionando, as outras duas serão revitalizadas e, quando concluídos os trabalhos, em aproximadamente quatro meses, Jatapu vai gerar 10 megawatts para tender com segurança e tranquilidade todo o eixo da BR 210, toda a região sul do Estado”, informou Flamarion.

Flamarion disse que estrada e energia são importantes para alavancar a produção. Ressaltou o potencial da região, tanto na Agricultura quanto na Pecuária. “Esse binômio é vital para qualquer produção. Sabemos da grande produção de banana e a região Sul desponta em breve uma produção de dendê. Temos aqui uma pecuária forte, ou seja, tem uma produção muito significativa e nada no mundo moderno funciona sem energia e a estrada. Então, é o corredor por onde corre toda essa produção”, observou.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta