00:00:00

Saúde

Maternidade passará por reestruturação imediata.


Mudanças na maternidade
 
O Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) segue para um  processo completo de mudanças, nas estruturas física e de recursos humanos. As novidades serão asseguradas por uma força tarefa entre as Secretarias Estaduais de Saúde e de Infraestrutura.

Os trabalhos iniciaram nesta  quarta-feira, dia 07, com uma visita técnica na parte interna e externa da unidade. Participaram o titular da pasta de Saúde, Kalil Coelho, os adjuntos Paulo Linhares e César Penna, juntamente com o secretário adjunto de Infraestrutura, Anderson Campos, a diretora do HMI, Cristiane Born, o presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina), Alexandre Marques e coordenadores.

Durante a visita foram verificados setores fundamentais para andamento do serviço na unidade, entre eles as instalações do grupo gerador, responsável pela manutenção da energia, a área onde ficam as bombas de vácuo, que controla procedimentos pós-cirúrgicos, a parte de lavanderia e a Casa da gestante  que está em fase de construção.

Foram detectados problemas sérios que precisam ser sanados em regime de urgente. Segundo o secretário de Saúde, Kali Coelho, a visita serviu para um diagnóstico inicial do que precisa ser melhorado. “Tínhamos ideia do que iríamos encontrar, mas fiquei surpreso e triste ao me deparar com a atual realidade da única maternidade pública de Roraima. Trata-se de uma estrutura elétrica precária, funcionamento completamente com adaptações, hidrantes que não funcionam, obras inacabadas, uma situação lamentável que precisa ser revista o quanto antes”, esclareceu.

Diante da situação ficou definida a elaboração de um relatório sobre todos os problemas, para planejamento das ações. “Solicitamos de imediato um projeto elétrico, hidráulico, para a Seinf definir as primeiras medidas a serem tomadas, mas já sabemos que será necessária  a troca da fiação elétrica, a compra de equipamentos mais modernos que suportem a demanda da unidade e principalmente o estímulo aos servidores da unidade, que estão atuando, em alguns casos, de forma sobrecarregada”, detalhou Coelho.

Conforme o secretário-adjunto, Paulo Linhares, é preciso rever todos os serviços terceirizados do HMI, pois empresas  contratadas estão recebendo recursos públicos e o serviço não está sendo prestado. “Iremos verificar todos os contratos de serviços do HMI, pois identificamos inúmeras irregularidades, como por exemplo, a ausência da prestação do serviço de manutenção nos equipamentos, quando sabemos que existem contratos milionários para prestação destes serviços, ou seja, o dinheiro público vinha sendo gasto de forma totalmente inadequada, causando prejuízos 

à administração pública e principalmente para a população, que poderia estar recebendo um atendimento bem melhor”, complementou.

Outra proposta é assegurar a conclusão de obras que estão com os trabalhos atrasados, como a Casa da Gestante. Para o adjunto César Penna, são locais que precisam entrar em funcionamento, o quanto antes. “Esta é a única maternidade pública de Roraima, que atende por mês uma média de 3.000 mulheres da capital, do interior e de outros países como Venezuela e Guina, e com a atual estrutura física atender toda essa demanda  tem sido humanamente complicado, por isso projetos como a Casa da Gestante precisam sair do papel, para que o espaço seja ampliado e  o hospital tenha condições de atender a demanda que só cresce e oferecer um serviço de qualidade”, reforçou.

No encontro ficou definida uma agenda de compromissos entre a Sesau e o HMI. Para a diretora-geral, Cristiane Born, o primeiro passo foi dado, agora é esperar os resultados. “Essa visita demonstra o compromisso do Governo com o Estado, principalmente com a  saúde. Tivemos a oportunidade de mostrar  problemas antigos, que ainda estavam sem previsão para   solução e falar dos nossos anseios. Sabemos que não vai ser fácil, mas temos a certeza de que mudanças serão feitas e que a maternidade terá condições de fazer um trabalho bem melhor”, analisou.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta