- 29 de outubro de 2024
Setor primário precisa crescer
O secretário estadual de Agricultura, Hiperion Oliveira informou que, por determinação da governadora Suely Campos (PP), já está adotando todas as medidas para que o setor agrícola do Estado volte a produzir o mais rápido possível, com a devida valorização técnica dos servidores.
Mas para isso, uma das medidas adotadas foi permitir que os dois sindicatos da categoria indicassem os técnicos agrícolas que vão formar a estrutura do Departamento de Assistência Rural da secretaria. “Engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas vão escolher os funcionários deste Departamento”, garantiu.
Segundo o secretário, os servidores da Agricultura estão trabalhando desmotivados devido à paralisação dos programas do setor agrícola. “Mas vamos captar recursos federais para reativar e implementar programas para que nossa gente volte a produzir”, afirmou.
Na segunda etapa, Oliveira adiantou que buscará construir uma política de desenvolvimento integrada com órgãos propulsores do desenvolvimento do setor produtivo, sejam estaduais ou federais.
“Femarh, Iteraima, Aderr, Aferr e órgãos federais, como Embrapa, Mapa e Incra, além de instituições financeiras. Faremos um trabalho integrado com um único propósito: desenvolver o setor produtivo do Estado”, destacou.
Ele informou que já começou a reestruturar o quadro funcional da pasta e analisa que os servidores efetivos e técnicos são bons, mas falta política clara de desenvolvimento para o setor produtivo de Roraima.
Oliveira lamentou que a maioria dos programas de Estado na área rural não funcionem. Para ele, ao longo dos últimos anos, o setor agrícola do Estado perdeu força sem executar atividades e sem se modernizar. “Nossa primeira missão é criar uma política transparente de desenvolvimento para a agricultura familiar, médios e grandes produtores. Também vamos instituir uma política para atrair novos investidores. Roraima tem potencial, mas falta projeto de desenvolvimento”, analisou.