- 29 de outubro de 2024
O secretário de Segurança Pública, Januário Miranda Lacerda, assumiu o cargo com a missão de fazer a integração entre as Polícias, provendo condições para que os serviços de Segurança atenda ao cidadão. Uma das medidas anunciadas por ele, foi a prorrogação do programa Ronda no Bairro, por mais um ano em Boa Vista e a realização de concurso público para a Polícia Civil.
Lacerda informou que está fazendo um diagnóstico geral de todas as ações em andamento no Sistema de Segurança Pública e, com a orientação da governadora Suely Campos, a meta é dar continuidade no que está dando certo e trabalhar as ações que não estão alinhadas para que funcionem adequadamente.
"Na Segurança Pública não precisa reinventar muita coisa. O que o policial precisa para trabalhar, seja ele militar, civil ou bombeiro é ter condições, como combustível nas viaturas, material de expediente, constante capacitação e salário em dia. Estamos trabalhando para que isso aconteça. Logo após a posse, a governadora nos reuniu e determinou que a Sefaz [Secretaria Estadual de Fazenda] efetue os pagamentos do Ecofrota, que é o plano de abastecimento das viaturas do Sistema de Segurança, sinalizando que podemos trabalhar e não haverá essa hipótese de viatura parada no pátio por falta de combustível", informou.
Nesses três dias frente a pasta, o secretário disse que vem tomando conhecimento de toda situação, conversando com os técnicos e participando de reuniões de trabalho. Ele destacou que a governadora tem total confiança nos servidores do Sistema de Segurança Pública, apontando que a Polícia Civil em 10 anos de institucionalização tem prestado um excelente serviço, com qualidade, mas que há alguns gargalos que precisarão de ajustes. Quanto a Polícia Militar, Lacerda destacou a eficiência dos policiais que estão na linha de frente do combate à criminalidade.
CONCURSO PÚBLICO - Lacerda disse que há uma defasagem muito grande de servidores na Polícia Civil e que no final de 2014 a Delegacia Geral fez um levantamento de todo o efetivo. A partir desse estudo, segundo ele, será feito um planejamento de uma Polícia Judiciária para 20 ou 30 anos, visando a recomposição dos servidores nas unidades de trabalho das delegacias.
"Temos conhecimento que há muita carência nas Delegacias. Queremos criar também um corpo administrativo das Polícias Civil, Militar e bombeiro, para que coloquemos os profissionais formados para prestar o trabalho de segurança efetivamente na atividade policial, retirando do serviço administrativo. Desta forma, teremos mais policiais nas ruas", concluiu.
Plantões 24 horas
Juntamente com a delegada geral de Polícia, Haydee Magalhães, Lacerda informou que está sendo estudado um planejamento para reabrir os plantões 24 horas em outros distritos policiais da Capital.
"Esses plantões concentrados apenas no 5° DP e no plantão especializado, tumultua e congestiona muito o atendimento. O que seria célere passa horas para se resolver. Portanto, estudamos reabrir outros plantões na cidade, até como forma de atender a população melhor nos próprios distritos", disse.
O secretário de Segurança disse ter conhecimento que algumas unidades policiais estão em situação precária e que há estudo em andamento para saber como adequará a prestação de serviços para a reabertura dos plantões na cidade, com mais dois ou três plantões. Desta forma, destaca, o Sistema de Segurança passa a oferecer uma melhor prestação de serviço à população.
"Não é plausível que o cidadão que teve um problema no Centro da cidade ou em bairro mais longínquo tenha que procurar uma delegacia para receber atendimento no bairro mais distante da cidade. Segurança Pública tem que ser pensada para população, mais perto do cidadão e precisamos facilitar ao máximo para que as pessoas tenham acesso a esse serviço", disse.
Ronda no Bairro prorrogado
Lacerda anunciou que o Programa Ronda no Bairro vai continuar em Boa Vista no Governo de Suely Campos. O contrato foi prorrogado por mais 12 meses, mas, segundo ele, precisam ser feitas algumas adequações em relação ao número de veículos que estão no efetivo trabalho do dia-a-dia. "Não são todas os 40 veículos que estão no trabalho de 24 horas por dia. Vamos fazer uma reunião com o comandante da PM para planejarmos esses detalhes", disse.
Lacerda destaca que há somente quatro saídas de Roraima e a meta é equipar melhor a Polícia Militar e Civil para que haja um monitoramento eficaz que resulte em prisões mais rápidas em caso de fugas. Esse monitoramento, segundo ele, precisa ocorrer também dentro de Boa Vista, com policiais nos locais dos fatos, com rapidez de acesso ao local em que está acontecendo o delito, coibindo assim a ação criminosa de forma mais rápida. "Esse é um planejamento da forma em que vamos atuar e para isso precisamos melhorar nosso canal de comunicação entre as Polícias, porque não se admitir fazer segurança isolada, em que cada instituição faça sua parte sozinha. As Polícias precisam ser integradas para que tenhamos um ganho de qualidade na prestação de serviço. Além disso, vamos buscar parcerias com outras instituições como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições ligadas à Segurança Pública", afirmou.