- 29 de outubro de 2024
Assistência farmacêutica
As instalações da Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica do Estado (CGAF) receberão serviços de reparos e ampliação, depois da visita que o secretário-adjunto de Saúde, César Penna, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 05, acompanhado dos técnicos e da coordenadora-geral da CGAF, Juliana Ferreira.
De início já foi verificado que a armazenagem das caixas de medicamentos precisam de um espaço físico maior, pois hoje elas estão localizadas em corredores, atrapalhando o fluxo de carga e descarga, além do trabalho da logística. “Veremos a possibilidade de utilizar galpões disponíveis do Estado ou a ampliação do espaço, mas faremos o que for mais rápido e menos oneroso”, frisou.
Outro problema verificado foi na questão de conservação do prédio. O piso da unidade está com rachaduras, mofo nas paredes, a instalação elétrica está comprometida com perigo de haver outro curto-circuito, buracos na parede, algumas centrais de ar não funcionam, o que deixa o prédio em temperatura inadequada para alguns produtos. Além disso, foi verificado a existência de fezes de pombos e ratos no forro da CGAF e a presença de cupins mesmo com dedetização a cada seis meses. Esses, segundo o secretário-adjunto, serão alguns pontos emergenciais que deverão ser discutidos entre os três titulares e técnicos da Saúde.
A coordenadora da CGAF mencionou que devido a chuva e a sujeira de animais no forro, já teve materiais médico-hospitalares contaminados, ocasionado perda total desses produtos. “Nossa intenção é ajustar toda essa parte predial, além de otimizar a dispensação de medicamentos aos pacientes e aos hospitais”, explicou Penna.
Após verificar todas as dependências físicas que armazenam os medicamentos e material hospitalares utilizados nas unidades de Saúde.