- 29 de outubro de 2024
Policiais impedem ação contra ônibus
Uma ação integrada montada por policiais militares e agentes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), por volta de 0h15, deste domingo, dia 04, resultou na prisão de quatro homens, dentre eles um adolescente e um fugitivo do Sistema Prisional, que tentaram furar o bloqueio policial na avenida Ataíde Teive, no Centro. Eles pretendiam incendiar um ônibus coletivo e estavam de posse de uma arma de fogo calibre 38, munição, gasolina e um bilhete com ameaças.
Segundo informações prestadas pelo delegado plantonista do Plantão Policial Especializado (PPE), Fernando Bruno, os acusados estavam em duas motocicletas: uma FAN 150, de cor preta, de placa NAT-0003 e uma Titan de cor prata, de placa NAN-3040.
Ao verem a blitz policial no final da avenida Ataíde Teive, no Centro, eles avançaram e conseguiram furar o bloqueio, tentando fugir por caminhos distintos, mas foram perseguidos e presos pelos policiais.
O foragido José Antonio da Silva Pereira, de 22 anos, era quem pilotava a motocicleta FAN 150. Durante a fuga ele ameaçou atirar contra os policiais por várias vezes e ao vê o cerco se fechar, conseguiu jogar a arma em uma vala. O acusado terminou colidindo com uma motocicleta da Polícia Militar, quando foi preso. Na garupa da motocicleta estava Everton Paulo Aguiar Almeida, também de 22 anos.
Os policiais localizaram a arma jogada na vala, um bilhete com ameaças e uma pequena porção de maconha. Foi feita uma revista na casa de Everton Almeida, onde a equipe apreendeu uma munição de calibre 38 deflagrada e mais uma pequena quantidade de droga, aparentando ser crack. Além disso, foi encontrado um caderno em que algumas folhas estavam com uma frase em que constava o mesmo teor da ameaça do bilhete encontrado pelos policiais, em que alertava que se não parassem de oprimir dentro do Sistema Prisional a guerra não iria parar e, assinado, pela facção comando vermelho.
No momento em que acontecia a revista a essa dupla, o acusado José Antonio da Silva Pereira recebeu ligações telefônicas de um criminoso que seria ligado à facção Comando Vermelho em Roraima e que está sendo investigado.
Os outros dois homens que fugiram na motocicleta Titan, foram abordados pela equipe da Força Tática. São eles um adolescente de 16 anos e Jeanderson da Silva Pereira, de 21. Este último é irmão de José Antonio da Silva Pereira.
Em poder de Jeanderson Pereira foi encontrada uma bolsa com três garrafas tipo pet de refrigerante contendo cinco litros de gasolina e dois isqueiros. Os policiais apreenderam o telefone celular pertencente ao adolescente em que constavam vários telefonemas para outros dois homens.
DELEGACIA GERAL
A delegada Geral de Polícia Haydee Magalhães acompanhou os trabalhos da Polícia Civil durante toda a madrugada e manhã deste domingo. Segundo ela, os acusados serão submetidos a um auto de reconhecimento no Plantão Policial Genérico, localizado no 5º Distrito Policial, com as vítimas dos incêndios anteriores para comprovar se são os autores dos incêndios dos dois ônibus.
Segundo ela, há em andamento um trabalho integrado e de inteligência entre as Polícias para identificar e prender todos os integrantes da possível organização. Medidas mais enérgicas serão executadas nos próximos dias por uma ação integrada e compartilhada entre todo o Sistema de Segurança do Estado.
“Não há dúvidas de que o trabalho preventivo da Polícia Militar e Detran e, posteriormente, as investigações realizadas pela Polícia Civil tiveram um resultado positivo. Eles pretendiam incendiar um terceiro ônibus em Boa Vista e esse trabalho enérgico, rápido e técnico impediu mais essa ação criminosa com a prisão dos infratores e a apreensão dos objetos que eles pretendiam utilizar para o crime”, disse a delegada geral.
INVESTIGAÇÕES
A delegada geral determinou também uma investigação criteriosa para identificar os autores de pichações a dois veículos, que estavam estacionados no Condomínio Residencial Monte Roraima, no bairro Caçari. As investigações serão conduzidas pela equipe do 1º Distrito Policial.