00:00:00

Medidas emergenciais

Permanência da Força Nacional prorrogada


Um dos primeiros atos da governadora Suely Campos para garantir a segurança e ordem no Estado de Roraima foi o pedido de prorrogação da permanência de 30 homens da Força Nacional, que estão atuando diretamente na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) já confirmou a solicitação.
Antes os agentes da Força Nacional ficariam em Roraima até o dia 31 de janeiro. Com a negociação, o prazo foi prorrogado por mais 90 dias. “Isso nos dá maior tranquilidade para que possamos planejar algumas atitudes mais emergenciais”, frisou o secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Josué Filho.
Conforme ele, a sociedade notará melhorias no sistema prisional nos próximos 90 dias. Dentre as mudanças, o secretário anunciou a articulação com a Senasp, de um convênio para aquisição de 360 tornozeleiras de monitoramento, o que permitirá o desafogamento do sistema prisional.
“A ideia é que os 360 detentos cumpram pena domiciliar, já que o sistema de monitoramento eletrônico é muito seguro e com isso vamos dar uma aliviada nos presídios”, disse Filho.
MELHORIAS - A alimentação e condições de permanência nos presídios públicos de Roraima serão melhoradas, conforme o secretário Josué Filho. “Nós vamos melhorar a alimentação, que é ponto de reclamação dos detentos, como também a estrutura física”, reforçou.
A conclusão da estrutura física do presídio de Rorainópolis é uma das prioridades anunciadas por Filho. Segundo ele, o Governo já tem os recursos que variam na ordem de R$ 3 milhões, que serão investidos na obra. “Com isso, vamos abrir novas vagas para aliviar a atual situação do sistema prisional”, frisou.
Outra medida é a ocupação dos detentos dentro dos presídios. “Já estamos trabalhando em cinco projetos para tirar os detentos da ociosidade, com atividades diárias, contabilizando na redução da pena”, disse Filho ao lembrar programas que antes eram executados como a confecção de bolas esportivas e demais atividades produtivas.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta