00:00:00

Cine ALE

Projeto social de Jalser Renier promove cidadania e diversão para jovens de Roraima.


Cidadania para jovens de RR

A vida pública do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (PSDC), começou cedo, aos 22 anos. Em 1994, foi eleito pela primeira vez e de lá para cá, não parou mais. Foi reeleito em 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014, sempre com votações expressivas. Na última eleição, Jalser foi o deputado estadual mais votado em Roraima, com 7.152 votos.
O parlamentar é exímio conhecedor do Regimento Interno da Casa, e além de atuar em várias frentes, já foi também líder do governo. O tom de mediador em várias discussões em plenário foi decisivo para implementar vários projetos socais, ambientais, na segurança e saúde, beneficiando a comunidade roraimense.
A educação é uma de suas bandeiras e por isso, Jalser criou a Semana Estadual do Combate ao abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado de Roraima. Instituiu também a Semana de Alfabetização e Conscientização Ambiental nas escolas públicas.  Uma grande conquista foi o Curso Pré-Vestibular gratuito para alunos da rede pública estadual. Outro relevante projeto foi a Universidade Aberta que já é Lei e permite às pessoas da terceira idade, cursar o nível superior sem serem submetidas ao vestibular, apresentando o diploma de conclusão do ensino médio.
Foram dezenas de projetos de cunho social, porém, o carro-chefe foi a criação do Cine ALE Cidadania, um dos maiores destaques nesta legislatura. Somente no ano passado,  atendeu mais de 16 mil alunos de 41 escolas da capital e 11 do interior, inclusive de comunidades indígenas.
“Estou muito satisfeito com o resultado do programa porque o Cine ALE é um projeto social de alcance imensurável. A Assembleia dá um passo importante. Gostaria de agradecer todas as instituições como TJ, OAB, MPE, Secretaria Estadual de Educação que colaboram para que este evento seja respaldado institucionalmente. E para nós é uma alegria muito grande ajudar na formação cultural destes jovens, permitindo a eles conhecerem a sétima arte”, comemorou o parlamentar.
 
Programa

O Cine Ale visa ajudar na formação cultural de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 16 anos que tiveram acesso à cultura cinematográfica, conhecida como sétima arte. Semanalmente estes jovens tiveram a oportunidade de ir ao cinema da capital, com autorização prévia dos pais, para assistir a um filme em cartaz, de acordo com a classificação indicativa. Eles foram levados em um ônibus e acompanhados por uma equipe da ALE.
Antes do filme é exibido um documentário sobre temas relevantes, como gravidez na adolescência, Bullying, DST/AIDS, entre outros. Os alunos são escolhidos de acordo com assiduidade, notas e bom desempenho nas atividades escolares. Depois do filme os alunos fazem uma redação sobre a experiência que tiveram no cinema como forma de estimular a criatividade e escrita dos jovens.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta