- 29 de outubro de 2024
Civil prende traficante
Uma investigação realizada pela equipe de policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil, que já duravam três meses, resultou na prisão de quatro pessoas, dentre os quais três guianenses, sendo um deles considerado um dos principais fornecedores de maconha, oriunda da Guiana Inglesa. Foram apreendidos com o grupo quatro quilos de maconha. A ação aconteceu na tarde de ontem, 24, nos bairros Cauamé e Raiar do Sol.
Foram presos os guianenses Jim Allen, 38, Tyrond Lall, 37, Ben Wood, 22 e a brasileira Rozani Klahn Rezende, 35.
De acordo com o diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), delegado Alberto Correia, a atuação do bando no tráfico de drogas passou a ser investigada após a apreensão de aproximadamente 70 Kg de maconha no bairro União, por policiais militares, ocorrida no mês de setembro, após uma denúncia anônima.
Os policiais militares apreenderam a maconha, mas na ocasião não efetuaram a prisão de ninguém. O caso passou a ser investigado pela equipe da DRE. Os trabalhos investigatórios apontaram que dono da droga seria o guianense Jim Allen, inclusive foram apreendidos documentos pertencentes a ele durante a apreensão dos 70 quilos de maconha.
Segundo o diretor do Denarc, que está respondendo interinamente pela DRE, Jin Allen é considerado o principal fornecedor de maconha do Estado de Roraima e que várias diligencias foram feitas no sentido de localizá-lo e monitorá-lo.
Neste mês os policias confirmaram a presença do traficante no estado e foram intensificadas as diligências. Ontem os policiais confirmaram o veículo que ele utilizava para fazer a entrega da maconha, um Astra vermelho e, também, o esconderijo da droga, localizado na Rua Cometa no bairro Raiar do Sol.
As prisões ocorreram em dois momentos. A primeira prisão ocorreu no bairro Cauamé em via pública, local onde Jim Allen foi preso. Em seguida os policiais foram até o esconderijo da droga, na Rua Cometa, onde inicialmente os acusados Tyrond Lall e Ben Wood ofereceram resistência, obstruindo a entrada na residência. Entretanto, os policiais conseguiram imobilizá-los e prendê-los.
No local foram apreendidos aproximadamente quatro quilos de maconha, além de balança de precisão e outros utensílios para o armazenamento da droga. Segundo o diretor, a droga estava embalada e catalogada com os valores para a venda na embalagem.
Os quatro foram autuados em flagrante por tráfico e associação para tráfico de drogas e posse de apetrechos para a dolagem da droga. A mulher foi encaminhada para a Cadeia Pública Feminina e os três homens à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
De acordo com o diretor, a brasileira Rozani Klahn Rezende disse que namorava o guianense há quatro meses e que não tinha participação no tráfico de drogas. Entretanto, segundo ele, era ela quem dirigia o veículo para guianense em Boa Vista e quem ajudava na distribuição da droga. Na penúltima vez em que ele esteve em Roraima, os policiais confirmaram que ela o acompanhava em Boa Vista e que o acompanhou para a Guiana e retornou em sua companhia a Boa Vista, quando foi presa.
Ainda segundo o diretor, as investigações apontam que o guianense Jim Allen trazia a droga da Guiana e guardava no depósito no bairro Raiar do Sol e era quem também fazia a distribuição na Capital e, para os fornecedores que faziam a distribuição para o Interior do Estado. Os dois homens e a namorada o ajudavam em toda a distribuição e guarda da droga.
“Houve um aumento expressivo do tráfico de maconha no Estado neste ano, o que se percebe pelas apreensões nas unidades policiais tanto na Capital, quanto no Interior. Somente neste ano, as forças policiais de Roraima realizaram grandes apreensões desta droga, totalizando aproximadamente 160 quilos”, assegurou o diretor.