00:00:00

No banco de leite

Nutricionistas orientam sobre cuidados com a amamentação materna.


Amamentação sob cuidados

As orientações são disponibilizadas pela equipe do BLH, que conta com o serviço de nutrição
Os cuidados que devem ser seguidos na hora da amamentação são reforçados a cada dia pela equipe de profissionais que atua no Banco de Leite Humano, incluindo os profissionais de nutrição. Conforme a diretora da unidade, Rosa Leal, o nutricionista auxilia o serviço do médico que presta atendimento na unidade. "A presença do nutricionista é fundamental para o alcance da excelência nos serviços, pois ele cuida diretamente da manutenção do processo de conservação do leite materno e tem papel fundamental no processo de garantia da qualidade do alimento", esclareceu.
Cabe ao nutricionista prestar também orientações sobre o melhor alimento para o bebê. "Muitas vezes algumas mães chegam ao Banco de Leite com dúvidas sobre o que oferecer ou não ao bebê. Muitas até relatam que não comem determinados alimentos, como massas, carboidratos, já que o leite materno repassa esses nutrientes aos filhos. Mas são mitos que precisam ser superados, para que não atrapalhem a alimentação e o desenvolvimento da criança", salientou.
Segundo a diretora, a equipe do Banco de Leite atua ainda no atendimento direcionado às crianças que nos primeiros meses de vida apresentam baixo peso e que precisam retornar ao BLH, para adquiri o peso ideal. "E este profissional atua em conjunto com o médico, na elaboração e aplicação da dieta alimentar, ou seja, o médico estabelece a dieta diferenciada e cabe ao nutricionista fazer a inclusão dos alimentos, a substituição adequada e o cálculo das calorias necessárias para o bom desenvolvimento da criança", disse.
Outra atribuição do nutricionista disponibilizado no Banco de Leite é o trabalho de conscientização com palestras e orientações sobre amamentação, e as consequências da ingestão de alimentos não adequados. "Já recebemos mulheres que chegaram ao Banco de Leite reclamando que o bebê apresenta alergia, mas que segundo elas, a única alimentação ofertada era o leite materno. No entanto, o leite materno não causa alergia, mas sim os componentes alimentares que ela possa estar ingerindo, ou seja, são mulheres que precisam receber informações sobre alimentação saudável, hábitos alimentares equilibrados e a importância dos nutrientes. Nesses casos a mãe e o bebê passam a ser acompanhados pela equipe, incluindo o profissional de nutrição", complementou.
EXCELÊNCIA
O Banco de Leite Humano conquistou excelência nos últimos dois anos, durante avaliação nacional do Ministério da Saúde (MS), no que diz respeito ao trabalho executado pelo Banco de Leite Humano (BLH), em cada região. A Certificação Ouro significa excelência na prestação do serviço oferecido pela unidade. Todos os estados-referência são avaliados, o que significa que a Rede de Referência está atuando de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta