00:00:00

Investimento

Chico Rodrigues inaugura as duas novas turbinas de Jatapu.


Jatapú mais podente

O governador Chico Rodrigues inaugurou, na manhã desse sábado (20), as duas novas turbinas do Complexo Energético Ottomar de Sousa Pinto-Usina de Jatapu, no município de Caroebe, sul do Estado. A solenidade aconteceu no pátio externo da usina, e contou com a presença do diretor-presidente da Companhia Energética de Roraima(CERR), Luiz Henrique Hamann, do prefeito de São Luiz do Anauá, Edson Leite, secretários de Infraestrutura, Carlos Bríglia e da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Álvaro Callegari, diretor-técnico da CERR, Waldemar Johanson, entre outras autoridades e funcionários.
Para o governador Chico Rodrigues a revitalização da Usina de Jatapu representa um “passo a mais” para o desenvolvimento de Roraima. Ele acredita que a sintonia entre os entes envolvidos tem sido fundamental. 
Chico disse que todos acreditam muito nesse projeto energético. “Isso é muito bom. Temos uma crença inabalável sobre o futuro desse Estado. Pela sua localização geopolítica, pela sua localização geoestratégica e sua inserção na Amazônia como um grande trampolim para os mercados periféricos, sejam eles, nacionais ou não”.
Segundo ele, com o funcionamento das novas turbinas gerando 5 magawatts de potência instaladas, demonstra “o sonho do Ottomar que eu sempre me refiro que é  ampliar a geração de energia para atender ao desenvolvimento de Roraima, e,acima de tudo,a nossa vontade indomável de ver esse Estado crescendo cada vez mais”, disse, acrescentando que estão orgulhosos em ver asnovas instalações funcionando e saber que o futuro de Roraima está se  consolidando em ações de desenvolvimento. “Esse é o caminho que nós sonhamos e que queremos. Tenho certeza que haverá continuidade em todos esses trabalhos”.
O diretor- presidente da CERR, Luiz Henrique explicou que as duas turbinas novas que foram incorporadas ao sistema já estavam prontas há alguns dias e entraram em operação comercial a partir do dia 20. “Com isso vamos melhorar o atendimento à comunidade residente ao longo da BR 210, que são os municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza, Caroebe, Vila Moderna, Entre Rios, vilas e distritos que vão passar a ter uma energia mais confiável porque a Usina ainda está em obras e deve operar com os 10 magawatts de potência até maio do próximo ano”. São mais de 200 Km, que vão beneficiar cerca de 7 mil moradores.
Pesquisa- Luiz Henrique explicou quepara aproveitar todo o potencial da área, a CERR estuda também a implantação de um projeto para transformar a Hidrelétrica de Jatapu em um grande laboratório de pesquisa acadêmica.
“Pretendemos fazer convênios com as universidades no sentido de transformar Jatapu numa extensão dos núcleos escolares, universitários. Temos uma diversidade na área da Biologia para ser trabalhada, temos o lago onde podem ser realizados estudos sobre as espécies de peixes, ver o povoamento, além da parte de energia elétrica onde poderemos contribuir com os cursos técnicos e de Engenharia Elétrica no sentido de fomentar o desenvolvimento escolar intelectual dos jovens e adultos que precisam entrar no mercado de trabalho”.  
O prefeito de São Luiz do Anauá, Edson Leite, disse que é um marco para os habitantes da região Sul. “Não só para os moradores de São Luiz do Anauá, mas para todos vivem aqui no sul do Estado. Estamos há mais de um ano aguardando por esse momento. Para nós é a redenção, vai melhorar a nossa vida totalmente. Vai acabar com o sufoco dos comerciantes, enfim, novos tempos virão para a Região Sul de Roraima”.
Para ele será fundamental para o desenvolvimento do sul do Estado uma região próspera, “onde a agricultura e a pecuária são muito fortes e sem energia não se pode alavancar esse potencial. As pessoas ficam desmotivadas, mas com essa revitalização acreditamos que esse problema vai ser resolvido de uma vez por todas. Temos que agradecer ao governador Chico Rodrigues pelo empenho de deixar Jatapu funcionando”, disse o prefeito Edson.
Obra- O investimento total foi mais de R$ 50 milhões, recursos aplicados na compra de mais de 80 toneladas de equipamentos, além das obras de infraestrutura como a recuperação estradas de acesso ao Complexo, restauração de pontes, bueiros, galerias e aterro, e reforma de alojamentos, escritório, almoxarifado e refeitório. 
A usina produzirá energia limpa e segura que proporcionará o desenvolvimento da região com o fortalecimento da industrialização, fomento ensino e à pesquisa acadêmica e geração de mais empregos, e melhoria das condições de vida dos moradores da região. 
Ao retornar de Jatapu, o governador Chico Rodrigues vistoriou as obras de revitalização da BR 210.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta