00:00:00

Educação

Mais de 11 mil estudantes do Estado atendidos pela Educação Ambiental em 2014.


Cresce a educação ambiental 
 
A educação ambiental se tornou peça importante na estruturação de ações pedagógicas nas escolas da Rede Estadual de Ensino em Roraima. Ao longo de 2014, a Divisão de Educação Ambiental (DIAB), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), promoveu vários eventos dentro e fora do ambiente escolar, com o envolvimento de alunos, professores e a comunidade escolar.

Com atividades guiadas por metodologias inovadoras, a Educação Ambiental levou para as escolas estaduais um conjunto de recursos que vão desde apoio aos estudos a implantação e implementação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-Vidas), atendendo a 81 escolas, na capital e no interior, com atividades voltada a sustentabilidade e questões socioambientais.

Este foi o segundo ano consecutivo em que a Divisão acompanha a execução da verba destinada às instituições inseridas dentro do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), pois é com esse recurso que 84 escolas, da capital, interior e áreas indígenas, que as gestões tem investido na melhoria do ambiente escolar e na área de Educação Ambiental.

A educadora ambiental da DIAB, Karen Ribeiro, explicou que este ano foi de muitas satisfações, pois com o programa Escola Sustentável foi possível financiar as ações de Educação Ambiental dentro das escolas que recebem a verba.

“Para nós é de grande relevância em promover a Educação Ambiental, as crianças sempre foram sensibilizadas e participativas. Não atingimos só elas, mas também pais e a comunidade envolta das escolas. Isso é questão de futuro”, frisou.

A DIAB atendeu de forma direta 15.762 pessoas, sendo 2.852 professores, 1.387 membros de comunidade escolar e 11.523 estudantes.

EM 2014

Realizado desde 2011, a Benção das Águas aconteceu no dia 21 de março, no Eco Park, com a participação de 160 pessoas, de quatro escolas que se destacaram durante a IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O objetivo desse evento é despertar conscientização e sensibilização, além da preservação da água. Em 15 escolas indígenas esse tema foi trabalhado com a apresentação de trabalhos, abrangendo mais de 500 pessoas, entre comunidades, estudantes e servidores.

A semana do Meio Ambiente foi recheada de atividades. As escolas se empenharam e desenvolveram trabalhos, palestras, blitzes, distribuição e plantio de mudas de plantas diversas, passeio ciclístico, gincanas, aproveitamento de materiais recicláveis, compostagem e atividades esportivas com o tema da Copa.  

Em todo o Estado, 84 escolas foram beneficiada e estão em fase de adesão e análise de ações pelo Ministério da Educação (MEC) para receberem verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola a serem investidos em três dimensões: espaço físico, gestão e currículo.

A ONG Socioambiental Akatu, em parceria com a SEED, promoveu oficina para 91 professores das escolas da capital e indígenas, com o objetivo de promover debates com temas relacionados ao consumo consciente e sustentável. Essa parceria foi um dos bons resultados da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Vários alunos de 22 escolas do Estado se empenharam em elaborar vídeos para apresentarem no IV Encontro COM-Vidas, que são comissões instaladas nas escolas para ajudar no desenvolvimento da Educação Ambiental.

Neste Encontro, as escolas estaduais Cícero Vieira Neto (Pacaraima), Francisca Élzika, Maria Nilce Brandão, 13 de Setembro e Pedro Elias, foram os vencedores e receberam como premiação um lap top para continuarem com os trabalhos escolares.

PROGRAMAÇÃO 2015

Para 2015, as ações da DIAB não param. Em janeiro, a equipe técnica planejará as estratégias para aplicação durante todo o ano. No mês de fevereiro, além do retorno das COM-Vidas e Agenda Ambiental, está prevista a Ação de Educação Ambiental com o tema “Resíduos Sólidos” – correta e adequada disponibilização, em parceria com o CIEA/RR e o Ministério Público.

No mês seguinte, entre os dias 22 a 27 de março, os estudantes desenvolverão atividades em alusão a “Semana da Água”. Para o dia 22 será realizado a Benção das Águas. Em abril e maio, os técnicos da DIAB farão visitas nas instituições da capital e do interior para conferirem os desenvolvimentos das atividades e planejarem a semana do Meio Ambiente, a acontecer em junho.

No período de 4 a 8 de junho, as atividades planejadas serão executadas durante a semana em alusão ao Meio Ambiente, cujo dia “D” será no dia 5 daquele mês. No sétimo mês de 2015, haverá a avaliação das atividades de Meio Ambiente e o recesso escolar.

Em agosto, de 17 a 21 a DIAB programou a realização de Oficina de Educação Ambiental. Em setembro, no período de 1º a 21, está programada atividades junto as comunidades indígenas com a experiência de  “Trocas de Sementes”. O ano encerrará com avaliações, visitas técnicas, V Encontro COM-Vidas e expedição de relatório final.

 
           
 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta