- 29 de outubro de 2024
Uma equipe de Policiais Civis de Roraima participa da operação intitulada “Pata Koneka” (na língua Macuxi quer dizer “Protegendo a Terra) que teve início no último dia 06, sendo coordenada pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Na tarde de ontem, 10, três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas na região do Uiramutã.
Além da Polícia Civil, a operação Pata Koneka conta com a parceria também da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) da Polícia Militar. A ação está sendo realizada nas terras Indígenas Araçá, São Marcos e Raposa Serra do Sol.
Até o Momento foram apreendidas 457 latas de cervejas, dois Litros de Cachaças e 01 litro de whisky. No último dia 07, foi preso em flagrante o garimpeiro Valdir Martins Cabral, portando uma arma de fogo calibre 38, municiada com quatro projéteis intactos e uma pequena porção de maconha.
O garimpeiro foi preso na comunidade do Mutum, na fronteira com a Guiana. Ele já vinha sendo investigado por ter atirado em um indígena na região e é acusado de ameaçar outros indígenas com a arma apreendida em seu poder. O acusado foi apresentado na Delegacia de Pacaraima, onde foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de armas.
Segundo policiais civis que integram a operação, dois garimpeiros foram retirados da região do Mutum com materiais de garimpagem. No último dia 08 foi cumprido mandado de prisão na cidade de Uiramutã, contra Marques
Andrey de Souza, por crime de tráfico de entorpecentes. Ele também foi apresentado na Delegacia de Pacaraima.
Ontem, 10, três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas na área indígena Raposa Serra do Sol. Eles estavam dentro de um ônibus que faz linha comercial no município de Uiramutã, que foi abordado e revistado. Durante os trabalhos os policiais encontraram aproximadamente 200 gramas de maconha em poder do trio. O nome dos envolvidos não foi divulgado porque os trabalhos terão desdobramento. Os três foram apresentados na Delegacia de Pacaraima, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.