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Alfabetização

Pacto discutido em seminário nesta 4ª


O Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), promoverá, a partir das 14h desta quarta-feira (10), no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o II Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/Matemática), “Valorizando a Educação e a Alfabetização”.

Será uma tarde destinada a professores atuantes na educação básica com trabalhos voltados a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. A meta do programa, criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as secretarias estaduais, municipais e distritais de educação, é fazer com que estudantes com até oito anos de idade saiam do 3º ano do Ensino Fundamental sabendo ler, escrever e interpretar textos e soluções matemáticas.
“O PNAIC é um compromisso federal com todas as secretarias para garantir que todas as crianças, com até oito de idade, saiam alfabetizadas”, destacou a gerente de Formação Médio Magistério e Alfabetização, Goreth Brilhante. Em Roraima, nas escolas da Capital e em mais 13 cidades do interior, cerca de 477 profissionais capacitados pelo PNAIC atuam nas séries iniciais.
A programação será composta por acolhimento aos participantes e saudação aos Hinos Nacional e de Roraima. No Hall do CAF, 46 trabalhos realizados por docentes alfabetizadores do Estado estarão em exposição para que os presentes possam apreciar o desenvolvimento das atividades utilizado por eles em sala de aula.
Oito alfabetizadores relatarão as experiências vividas, através de vídeos e depoimentos, com os alunos durante o ano letivo na Capital e no Interior. “Esse ano temos um novo módulo, a matemática”, disse Goreth.            No Estado, a responsabilidade em formar os professores nessa modalidade é do CEFORR.
PNAIC
O objetivo do PNAIC é fortalecer a educação nas séries iniciais e que as crianças com até oito anos de idade possam compreender e dominar, mesmo com pouca regularidade, letras e números. O Pacto é composto por quatro campos centrais no processo do trabalho pedagógico.
O primeiro é o Sistema de Escrita Alfabética com exigência para um ensino sistemático e problematizador. O segundo é desenvolver a capacidade de ler e produzir textos; o terceiro princípio estaria em conhecimentos nas diversas áreas; e, por último desenvolver o lúdico e o cuidado com as crianças.

 

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