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Perimetral Norte

Mais um trecho da BR-210 recebe nova camada de asfalto.


Asfalto faz economia do Sul

O Governo do Estado iniciou, nessa quinta-feira (4), os serviços de aplicação da nova capa de asfalto em mais um segmento da BR-210. Os trabalhos estão sendo executados a partir da rotatória da BR-174, no município de Caracaraí, que serve de interseção para a rodovia 210, e seguem até a Vila Moderna, numa extensão de pouco mais de 30 quilômetros.    

De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), engenheiro Edílson Lima, ontem um trecho de 600 metros recebeu nova camada de asfalto. Nesta sexta-feira (5), mais 600 metros de recapeamento devem ser concluídos e a previsão é de que até o final deste mês de dezembro estejam prontos de 10 a 15 quilômetros desse segmento até a Vila Moderna.

Iniciada em abril deste ano, a obra de recuperação de cerca de 70 quilômetros da BR-210 está com três frentes de serviço em andamento. A primeira equipe está trabalhando do entroncamento da BR-174 até a Vila Moderna, a segunda está no trecho entre a Vila Moderna e o município de São Luiz do Anauá e a terceira está no segmento entre São Luiz do Anauá e São João da Baliza.   

O diretor do DEIT ressalta que o primeiro trecho da rodovia a receber asfalto foi no perímetro urbano de São Luiz do Anauá e, segundo ele, os serviços já estão bastante adiantados no segmento posterior, entre esse município e São João da Baliza.

“Houve prioridade na restauração do trecho localizado na área urbana. Por ser o um dos segmentos mais danificados da rodovia, os moradores de São Luiz do Anauá eram bastante prejudicados. Além disso, o trabalho realizado naquele perímetro foi diferenciado, por haver uma pista dupla”, explica.

“No trecho seguinte, entre São Luiz do Anauá e São João da Baliza, os serviços estão num ritmo muito bom. Cerca de 80% dos trabalhos de construção de sub-base do pavimento estão prontos. Acredito que, a partir de janeiro, o serviço de aplicação da nova camada de asfalto será iniciado naquele pedaço”, frisa.

Apesar do bom andamento dos trabalhos de terraplenagem e construção de base e de sub-base da pista, segundo o diretor do DEIT, questões climáticas e de logística interferem na execução da obra. “O ritmo dos serviços está bom, mas realizar obra naquela região depende de uma série de condicionantes, porque, além do clima nem sempre favorável, existe a distância das usinas de asfalto, que dificulta o transporte de matéria-prima”, afirma.

A BR-210 é o principal corredor de transporte para os moradores dos municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe e dá acesso a várias estradas secundárias, onde estão localizadas propriedades rurais com importante produção agropecuária. Por esses motivos, sua restauração, de acordo com o diretor do DEIT, é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da região.

“A população desses municípios, de um modo geral, produtores e prestadores de serviço estão sendo beneficiados com a recuperação da BR-210. Uma rodovia em bom estado reduz consumo de combustível, gastos com manutenção de automóveis, custo de frete, valoriza imóveis localizados em suas proximidades e favorece a prestação de serviços essenciais. Tudo isso tem reflexo no desenvolvimento regional”, ressalta.

A empresa Cavalca Construções e Minerações Ltda. é a responsável pela restauração da BR-210 e tem prazo de dois anos para conclusão. Os investimentos são 72,7 milhões, recursos adquiridos por meio de convênio com o Ministério dos Transportes.

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