- 29 de outubro de 2024
HMI recebe certificação
Agora é oficial. O Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) é Centro de Apoio para as Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento. Durante reunião com as outras maternidades candidatas ao título, foi entregue pelas mãos da responsável da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, as placas que certificam as unidades aptas à formação de outros Centros pelo Brasil.
A placa, entregue na última quarta-feira, 03, pela responsável do Departamento Saúde da Mulher/Ministério da Saúde, Ester Vilela, à diretora-geral do HMI, Ana Carolina Brito, traz consigo diversas recomendações. O que faz crer as razões que levaram a certificar o HMI como referência na região.
Além de Roraima, as maternidades do Maranhão, Tocantins, Amazonas, Belo Horizonte e Mato Grosso do Sul foram intituladas Centro de Apoio. As boas práticas vão desde garantir o direito do acompanhante de livre escolha, promovendo a participação do homem no momento do parto e nascimento; ofertar métodos não farmacológicos de alívio da dor; reduzir os índices de cesarianas e de ocitocinas; promover o contato pele a pele; fortalecer a vigilância do óbito a garantir gestão participativa e democrática, valorizando o trabalho dos profissionais de saúde.
Segundo Ana Carolina, a indicação pelo Ministério da Saúde foi fundamentada em ações de gestão desenvolvidas em Roraima, como o Método Canguru, o acolhimento com classificação de risco durante o processo de internação, a visita antecipada, que ajuda as gestantes a conhecerem a unidade e se familiarizarem com o processo de parto, a Carta dos Direitos dos Usuários do SUS, além do trabalho da coordenação indígena, que atende de forma diferenciada as gestantes indígenas que buscam a maternidade, respeitando as diferenças culturais e sociais dessas mulheres.
Para a diretora, esse foi mais um momento importante para todos que fazem parte da equipe. “É um reconhecimento enorme, pois isso demonstra que estamos realizando um trabalho bom, e que serve como modelo para outras maternidades. Sendo Centro de Apoio, a maternidade terá mais apoio, mais investimento, mais visibilidade do Ministério, maior qualificação dos profissionais que atuam na rede SUS”, ressaltou.
ETAPAS
Em novembro, o HMI passou por um criterioso processo de avaliação ministerial. Foram revisitadas todas as dependências da unidade, analisado o atendimento humanizado adotado, além de verem os projetos desenvolvidos em Roraima.
DADOS
O Hospital Materno-Infantil é o único Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS), no setor público, que realiza atendimento em regime de internação, urgência e emergência, serviços de apoio ao diagnóstico e terapia aos internados, e procedimentos cirúrgicos específicos de ginecologia, obstetrícia e neonatologia (atendimento ao recém-nascido). No primeiro semestre de 2014, foram 5.127 partos realizados, contra 5.066 partos no mesmo período do ano passado, um aumento de 1,2%.