- 29 de outubro de 2024
Descartada eleição indireta
Ao todo, 22 deputados estiveram presentes na posse de Chico Guerra (PROS) na manhã desta terça (2) no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (Foto: Emily Costa/G1)
O novo governador interino de Roraima, Chico Guerra, tomou posse no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima por volta das 10h desta terça-feira (2), em Boa Vista. A sessão extraordinária convocada pela Casa Legislativa contou com a presença de 22, dos 24 deputados. Guerra, que é considerado ficha suja conforme a Lei da Ficha Limpa, governará no lugar de Chico Rodrigues (PSB), que foi cassado na noite desta segunda (1º) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
Em seu discurso de posse, Guerra disse que estava cumprindo com o acórdão publicado no Diário Eletrônico da Justiça (DJE) desta terça e que poderá 'sair do cargo amanhã mesmo, já que Rodrigues está recorrendo da cassação'.
O deputado afirmou que, apesar do pouco tempo, 'governará com responsabilidade' e que pretende cuidar da Saúde, já que o setor enfrenta dificuldades para a aquisição de medicamentos e materiais médicos. Em setembro deste ano, uma Medida Cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu as compras da pasta, afastou servidores e o secretário de saúde pelo suposto desvio de R$ 5 milhões.
Sobre a Lei da Ficha Limpa ter barrado sua candidatura como deputado nas eleições deste ano, o parlamentar afirmou que recorreu da decisão e a inelegibilidade é apenas válida para os próximos oito anos. "Recorri da decisão e aguardo recurso", pontuou.
Apoio a Guerra
A deputada Aurelina Medeiros (PSDB), agora presidente em exercício da Assembleia, discursou durante a posse e disse que a Casa estava apenas cumprindo com a determinação da Justiça Eleitoral. "Está se cumprindo aqui uma decisão da Justiça. Não fazemos por livre escoha e consideramos a situação [cassação de Rodrigues] lamentável", pontou.
O líder da oposição na Assembleia, Brito Bezerra (PP) comunicou que a posse do governador é um 'momento ímpar na história de Roraima' e anunciou anunciou apoio a Chico Guerra."Esperamos que ele dê um novo norte à gestão do estado, pois ele tem demonstrado ser um homem de muita responsabilidade".
Cassação
O TRE de Roraima manteve na noite desta segunda-feira (1°) a decisão que cassou o mandato do governador de Roraima, Chico Rodrigues (PSB), no início deste mês. A decisão passou a ter efeito a partir da publicação do Diário da Justiça Eletrônico. Rodrigues é o quarto governador de Roraima a ser cassado e o segundo a ser obrigado a deixar o cargo.
No dia 5 de novembro, o pleno do Tribunal entendeu que houve gastos ilícitos durante a campanha eleitoral de 2010 por parte da chapa majoritária composta por José de Anchieta (PSDB), então candidato a governador, e o vice, Chico Rodrigues.
Na decisão do TRE, uma eleição indireta deveria ser convocada dentro de 30 dias. A convocação desse pleito foi descartada por Guerra. "Acho que não vale a pena convocar a eleição pois falta menos de um mês para o fim desse mandato", disse o deputado. Com isso, ele deverá entregar o cargo em janeiro de 2015 para a governadora eleita, Suely Campos (PP).