- 29 de outubro de 2024
O sargento da Polícia Militar de Roraima, Ranildo Brandão, que participou da operação Krokorema II na região do Auaris, terra indígena Yanomami, no município do Amajari, a 150 quilômetros da Capital pela BR-174, passou por cirurgia ontem na UTI do Hospital Geral de Roraima e está estável.
Segundo o médico cardiologista Wagner Leão Leite Tostes, o militar estava entubado, foi retirado dois fragmentos de seu corpo: um do coração (pericardio) e outro do pâncreas. ‘Foi ministrado antibiótico, agora é só controlar a infecção. Ele respira sem ajuda de aparelhos”, disse.
O médico afirmou que, neste momento, é esperar para ver como o policial vai responder ao tratamento nas próximas 48 horas. “Ele está respondendo bem. Está estável”, ressaltou o especialista.
DA OPERAÇÃO
Pelo menos, 80 garimpeiros até agora foram detidos na operação Krokorema II.
“Eles já estão se entregando”,. segundo informou o comandante da Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), Major Miguel Arcanjo.
Esse número, conforme o major, deve aumentar, na medida em que os garimpeiros forem se apresentando de forma voluntária.
A previsão é que eles cheguem à Boa Vista nesta terça-feira, quando serão encaminhados para a autoridade policial judiciária competente (Polícia Federal de Roraima).
A Companhia Independente de Policiamento Ambiental, está participando da operação em parceria com a Fundação Nacional do Índio, em virtude de sua especialidade – no enfrentamenteo aos crimes ambientais.
Além da Funai e da Cipa, participam da operação homens do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), outra unidade da Polícia Militar de Roraima.