- 29 de outubro de 2024
Atendimentos passam de 5 mil
De janeiro a novembro deste ano, as unidades de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) registraram 5.579 atendimentos. Destas, 70% estão ligadas a pedidos de informações e solicitações. Os 30% restantes estão divididos em reclamações, denúncias, elogios e sugestões.
A maioria das demandas refere-se a pedidos de informações. No período foram registradas 2.192 demandas desta natureza, o que representa 40% do total. Já as solicitações, quando o usuário necessita do canal para ter acesso a algum tipo de serviço, foram motivo de 1.668 registros, representando um total de 30%. As reclamações foram responsáveis por 27% dos registros, com 1.487 demandas recebidas. Houve ainda o registro de 100 elogios e 66 sugestões.
A ouvidora-geral do SUS em Roraima, Eleonora Melo, ressaltou que os dados do setor são analisados de forma quantitativa e qualitativa, demonstrando como está o SUS no estado de Roraima, em especial nas maiores unidades da Capital, na visão de seus usuários. “Desta forma a Ouvidoria do SUS contribui para a gestão participativa no contexto da saúde pública”, explicou.
Ela explicou a estrutura do SUS é bastante complexa, e deste modo, na maioria dos casos, a Ouvidoria presta orientações e esclarecimentos sobre temáticas pertinentes ao SUS. Em muitos casos, quando o cidadão procura uma informação, esta é prontamente oferecida, sem o registro da demanda.
O ouvidoria do Hospital Geral de Roraima (HGR) registrou 45% do total. Das 2.412 demandas registradas na unidade, 1.250 foram resolvidas imediatamente. O Hospital Coronel Mota (HCM) fica em segundo lugar em número de registros, com 1.907 demandas, e lá, 964 foram de resolução imediata. “São demandas que se caraterizam por solicitações, informações, sugestões e esclarecimentos e que não necessitam de registro e resposta posterior, resultando no importante trabalho de filtro efetuado pelas ouvidorias existentes”, explicou Eleonora.
Para ela, os números apresentados mostram que os cidadãos estão procurando mais os serviços de Ouvidoria para falar com a gestão, fortalecendo com isso a participação social. “Essa participação é respeitada. Com esforço e trabalho de toda a Equipe da Ouvidoria do SUS e das Ouvidorias descentralizadas nas nossas unidades, estamos mantendo um alto índice de resposta ao Cidadão”, salientou.
OUVIDORIA
Para quem precisar fazer alguma reclamação, sugestão, solicitação ou denúncia, a Ouvidoria do SUS em Roraima é descentralizada. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) dispõe de pontos de ouvidoria nas principais unidades de saúde – Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), Hospital Coronel Mota (HCM) e Policlínica Cosme e Silva (PCS). Estas unidades dispõem de Ouvidorias com atendimento presencial. Além disso, o atendimento também é feito na sede da Sesau.
Nas outras unidades – Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (Nerf), Pronto Atendimento Airton Rocha (PAAR) e Pronto Socorro Francisco Elesbão (PSFE) – há urnas em que a população pode preencher um formulário cuja demanda será igualmente apurada e encaminhada.
Os registros também podem ser feitos por telefone (na sede, (95)-2121-0590; e o número 136/nacional), por e-mail ([email protected]) e ainda por carta Rua Madri, 180, Aeroporto, Boa Vista-RR, CEP 69.310.043.