- 29 de outubro de 2024
Amostras para laboratórios
Nesta segunda-feira, 1, será realizada a penúltima coleta do ano pela equipe técnica do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). O trabalho iniciará a partir das 9h, com saída da sede do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes. A ação deve se estender até as 10h30. O local visitado será confirmado antes da saída pelos técnicos.
Ao longo do ano, foram realizados quatro ciclos com a execução de dez coletas a cada etapa. Durante a visita, são recolhidas amostras da cultura de abacaxi, cenoura, farinha de mandioca e feijão. O trabalho deverá ser concluído na primeira quinzena de dezembro.
Os produtos coletados são estabelecidos conforme análise do Grupo Técnico da Coordenação Geral de Toxologia (GGTOX) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Segundo a responsável administrativa do PARA/RR, Conceição Sales, a ação faz parte do planejamento estabelecido para 2014. “Trata-se de um trabalho desenvolvido durante todo o ano para verificar os índices de agrotóxicos existentes nos alimentos consumidos no Estado, e se a dosagem registrada está dentro do nível permitido".
Conceição acrescentou que esta é uma atividade executada rotineiramente, pois ao final servirá de base para o trabalho de prevenção e controle do uso de agrotóxicos nos estados brasileiros a ser adotado pela Anvisa.
Até agora já foram realizadas três rodadas, a primeira, entre os meses de fevereiro e maio, quando foram coletadas amostras de laranja, mamão e tomate, a segunda entre maio e julho, com a avaliação de alface, arroz, batata e pimentão, e a terceira entre julho e setembro, em que se recolheu amostras de farinha de trigo sem fermento, fubá de milho, goiaba e maçã. “Seguimos a recomendação nacional, recolhendo as amostras e encaminhando-as aos laboratórios de referência, para que sejam feitas as análises. E a cada etapa, são registradas as informações, para serem apresentadas à coordenação nacional”, complementou.
AVALIAÇÃO
No mês de novembro, equipes de todos os estados que desempenham as ações participaram da II Reunião Geral de Avaliação, em Natal/Rio Grande do Norte. No encontro, foram avaliados os resultados das amostras coletadas nos anos de 2013 e 2014, as ações executadas em cada região e o cronograma de trabalho para 2015.
Na mesma oportunidade, foram realizadas reuniões regionais que trataram das ações conjuntas e as peculiaridades de cada Estado. Para Conceição, foi um momento produtivo e proveitoso. “Na reunião geral tratamos vários temas, incluindo, as dificuldades em relação ao recebimento dos resultados e a divulgação dos dados. As formas de conscientização do poder público em relação ao trabalho de prevenção e controle do uso de agrotóxicos também foram pontos abordados”, reforçou.
Entre as sugestões aprovadas em plenário, está a inclusão do tema, com apresentação de relatórios e esclarecimentos sobre o PARA, nas reuniões da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES).
Roraima poderá ser o representante da Região Norte. “Recebi o convite para ser a representante da Região Norte, e fiquei muito honrada pelo convite. Para mim é o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos anos. E se esta proposta for concretizada, o Estado só terá a ganhar, pois será um trabalho que terá visibilidade bem maior”, disse.