00:00:00

Bandas escolares

Quinze escolas no XXVII Festival de Bandas Marciais e Fanfarras do Estado de RR.


Fanfarras avaliadas e em disputas 

Nos dias 1° e 2 de dezembro, estudantes de 15 escolas da rede pública e privada participarão do XXVII Festival de Bandas Marciais e Fanfarras do Estado de Roraima que ocorrerá no Ginásio do SESC Mecejana (Serviço Social do Comércio), no horário das 17h às 21 horas.
As escolas participantes desta edição do Festival são: Major Alcides, Antônio Carlos Natalino, Ana Libória, Jaceguai Reis Cunha, Vanda da Silva Pinto, Hildebrando Ferro Bittencourt, Centro de Educação - SESC, Maria dos Prazeres Mota, Tancredo Neves.
E ainda Mário David Andreazza, Lobo D’Almada, Carlos Drummond de Andrade, Maria Raimunda Mota de Andrade, Padre José Monticone (Mucajaí), Vereador Francisco Pereira Lima (Mucajaí).
O Festival será divido em três categorias: Fanfarras de Percussão (que utiliza instrumentos de percussão como atabaque, bumbo, surdo e prato), Fanfarras de Sopro (com instrumentos da família dos metais como corneta e cornetão) e Bandas Marciais (que possibilita uma estrutura maior, com utilização de trompete, bombardinos, tuba e trombone).
Cada fanfarra terá o tempo máximo de 20 minutos para se apresentar. Os grupos musicais serão avaliados por um júri técnico formado por músicos da Banda de Música da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, do Exército Brasileiro.
Durante a evolução da Fanfarra, o júri irá avaliar quesitos de cadência, harmonia, alinhamento, alegoria, evolução, criatividade e conjunto. Também serão avaliados e premiados: Melhor Regente, Melhor Baliza, Melhor Corpo Coreográfico, Linha De Frente e Mor.
EM 2013
No ano passado, na categoria Fanfarra de Percussão, a Escola Estadual Severino Cavalcante ficou em primeiro lugar. Na categoria Fanfarra de Sopro, o destaque foi para a Escola Estadual Major Alcides.
Já na categoria Banda Marcial, a Escola Estadual Mário David Andreazza conquistou o primeiro lugar e, de acordo com Edilma Ribeiro, gestora da unidade, a escola está ensaiando firme para continuar com o título.
“Nossa fanfarra possui 65 componentes e é coordenada pelo regente Gilberto Carvalho. Os alunos ensaiam todos os dias, durante uma hora e meia e possuem aulas teóricas e práticas. Nossa fanfarra é um grande orgulho para a comunidade e a intenção é continuar com o título”, disse a gestora.
Edilma destacou ainda que mais importante do que o título conquistado pelo grupo musical, é o resgate social que a fanfarra proporciona, retirando os jovens da ociosidade e evitando que se envolvam em situações de risco, como as drogas, por exemplo.
“A fanfarra possui um trabalho social muito grande, ocupando os jovens e adolescentes, desenvolvendo suas habilidades, fortalecendo laços de respeito e amizade, ampliando a cultura musical dos alunos, proporcionando inclusive mudanças de comportamento, e isso é sem dúvida o mais importante para nós”, destacou a gestora, ao enfatizar o principal papel da fanfarra na unidade escolar.  
O XXVII Festival de Bandas Marciais e Fanfarras do Estado de Roraima é promovido pelo Governo do Estado de Roraima por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta