- 29 de outubro de 2024
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) terá um servidor homenageado pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONEAD). O diploma de “Mérito pela Valorização da Vida” - Pessoa Física, será concedido ao servidor Rogério Amaro. A cerimônia será realizada nesta quarta-feira, 26, na sede da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), a partir das 8h.
O Conselho é formado por um representante de cada órgão público e tem a finalidade de elaborar políticas públicas relacionadas à prevenção e o combate ao tráfico de drogas ilícitas e o uso de entorpecentes. O diploma é concedido pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), a personalidades jurídicas e físicas, anualmente.
Natural de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, Amaro chegou a Roraima há 35 anos. Atuou como conselheiro do CONEAD, representando à Secretaria de Segurança Pública, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e de 2011 a 2013 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Fui indicado conselheiro titular na década de 90, logo após a criação, e aí iniciamos o processo de implementação das ações. Eu tinha plena consciência do que deveria fazer, e já sabia que seria um desafio. No entanto, quando adquirimos uma formação adequada sobre determinado assunto não podemos ser omissos, pelo contrário, devemos utilizar o conhecimento para contribuir para o bem-estar das outras pessoas, outras famílias”, esclareceu.
O diploma não pode ser concedido para um conselheiro ativo, apenas aquele desvinculado, após aprovação pelo Conselho Nacional. O conselho estadual escolhe e encaminha os nomes à coordenação em Brasília, e após a avaliação do trabalho desenvolvido, pelos indicados, a coordenação aprova o nome e confecciona o diploma, explicou Amaro.
Para o secretário estadual de Saúde, em exercício, administrador Sálvio Alcoforado, o papel do Conead é importante para discutir um tema importante na sociedade, que é a prevenção às drogas, e envolver servidores de vários órgaos do Estado, reforçando a importância da intersetorialidade e descentralização das ações sobre drogas no estado. “O servidor está de parabéns pelo reconhecimento de sua contribuição como conselheiro quanto às políticas públicas de combate às drogas”, disse.
Enquanto teve assento como conselheiro, Amaro participou ativamente das ações desenvolvidas em Roraima como a elaboração do Pacto Estadual de Enfrentamento ao Uso de Drogas. “Foi um trabalho marcante, pois nesse projeto conseguimos reunir todos os atores no processo de desenvolvimento de todas atividades relacionadas à prevenção, fiscalização e repressão ao uso e abuso de drogas circulantes no Estado, discutindo e definindo qual a responsabilidade de cada um dos atores no complexo processo de execução das ações, ou seja, além do Estado, os Municípios foram envolvidos e orientados quanto a criação dos Conselhos Municipais Antidrogas, com isso foi possível unificar e fortalecer as ações”, disse.
Conforme Amaro, quando o assunto é dependência química é preciso sair do seu próprio universo, pois quando se atinge um nível de informação e consciência sobre os malefícios do uso da droga, não só ao usuário, mas à família, os amigos e a sociedade, em decorrência é preciso fortalecer o espírito de solidariedade, deixar de ter um olhar individualizado e passar a observar as mudanças comportamentais e atitudes das pessoas, se preocupar e interagir com o todo ao seu redor.
Para ele, ter feito parte do Conselho pela terceira vez, representando a Sesau e agora ser agraciado com tão distinta honraria, é motivo de orgulho e de “agradecimento pelo reconhecimento de um trabalho diuturno em prol daqueles que inadvertidamente foram seduzidos pela droga, as experiências se renovam a cada passagem pelo Conead, cujas marcas estão tangidas em minha memória e as levarei para toda a vida”.