- 29 de outubro de 2024
Doador regular é ideal
O dia 25 de novembro é considerado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída como estratégia para incentivar a população a praticar este ato de solidariedade. De maneira geral, o país está aquém dessa meta, com um percentual de aproximadamente 1,7% a 1,78%, quando o percentual ideal seria de 3% a 5%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com 45.735 cadastros, sendo 38.077 doadores fidelizados, Roraima tem cerca de 6,5% de doadores, ficando acima da média nacional.
Só neste ano, foram cadastrados 13.329 novos doadores. O desafio está em fazer com que estas pessoas realizem o ato de forma regular, uma vez que muitos doam apenas uma vez. A única forma de garantir os suprimentos de sangue é a doação periódica, que ocorre de forma totalmente voluntária, sem remuneração, como ocorre em alguns países.
O Hemoraima consegue captar, em média, 50 bolsas de sangue ao dia. Neste ano, ao todo, foram coletadas 10.066 bolsas. Apenas uma doação de sangue pode beneficiar vários pacientes. O ideal é que o doador, sendo homem, doe a cada dois meses e sendo mulher, a cada três. Isso porque a demanda é incessante e o Hemocentro é a única unidade que fornece bolsas para todas as instituições de saúde, inclusive as particulares.
Para a diretora de captação do Hemoraima, Terezinha Khan, a dificuldade em fidelizar estes doadores ocorre porque muitos procuram a unidade pelo interesse de receber alguns benefícios concedidos por lei, como: receber folga do trabalho, isenção em concursos públicos, meia-entrada em eventos culturais, recreativos, prioridade nos atendimentos bancários. "Tem muitas pessoas que doam apenas pela solidariedade, mas, na maioria das vezes, estes não dão conta de suprir a crescente demanda", explicou.
Há ainda os doadores que fazem apenas uma doação específica, em nome de um paciente que geralmente é um familiar ou um conhecido, a fim de suprir uma necessidade pontual. “As doações específicas são importantes, mas as doações não especificadas são as que vão para o estoque e servem para atender casos de emergência e aqueles em que o paciente não tem condições de indicar um doador ”, reitera.
DOAÇÃO
O voluntário a doação de sangue precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2h antes da doação. O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador, até 69 anos é a idade apropriada.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.
A coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dias da doação) e de declarações. O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). Outras informações pelo telefone (95) 2121-0883.