00:00:00

Coleta de Alimentos

Mesa Brasil do Sesc arrecada 1,300 kg de produtos.


Alimentos para o Natal

O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) participou no último dia 8 da Campanha Nacional da Coleta de Alimentos, através do Programa Mesa Brasil e equipe de voluntários. No Brasil, a campanha arrecadou no total 155 toneladas. Em Roraima, foram arrecadados 1.300 kg de alimentos.
Divididos em grupos, os voluntários ficaram em frente a supermercados da cidade, com o ponto de coleta de alimentos caracterizado, das 8h às 18h no sábado. Os supermercados parceiros da campanha permitiram o ponto de coleta em frente a entrada principal, e contribuíram também com alimentos.
O público doou livremente alimentos como arroz, feijão, macarrão, café, seleta de legumes, sardinha enlatada, molho de tomate, leite e óleo. Todos os alimentos coletados já estão sendo distribuídos pelo Mesa Brasil para instituições, entre creches, associações, escolas, pastorais, grupos de mães, idosas e famílias que apresentam quadro de vulnerabilidade social.
Na tarde do dia 18, a equipe se encontrou no Restaurante Sesc, para uma avaliação da coleta nos quesitos quantitativo e qualitativo. Entre os voluntários estava Jaelson Lopes da Silva, presidente da Associação Pai Valdemar, localizada no bairro Equatorial. 
Jaelson disse que o dia foi surpreendente, que as pessoas contribuíram com simpatia e que faltando poucos minutos para o encerramento da coleta, ocorreu um fato inusitado: "Quando já estávamos recolhendo tudo, passou um rapaz que vendia cheiro verde e alface, ele parou e doou todo o restante que não tinha vendido. Isso para gente significou muito, e bonito da parte dele", contou.
Vera Lucia de Oliveira e Raimunda Rios Silva, são senhoras idosas que representaram a Associação do Idosos do bairro Santa Tereza, as duas não mediram esforços para estarem envolvidas na ação de solidariedade que movimentou todo o Brasil. Raimunda, com 89 anos se sentiu fadigada devido ao calor, e esforço físico, mas não abandonou a causa, continuou empenhada em arrecadar alimentos através de amigos e vizinhos. "Tenho a satisfação e o prazer em ajudar enquanto eu puder. Ajudar, doar é um gesto muito bonito, bom e recompensador. É uma benção pra quem doa, e para quem recebe", disse. 
Generanda Batista da Silva, foi outra voluntária. Em nome da Associação Bom Samaritano do bairro Santa Luzia, ela relata que o que lhe chamou a atenção, foram doadores que apresentavam poucas condições financeiras, porém ajudavam como podiam no momento. "Quanto a equipe na coleta, vi jovens envolvidos nessa ação, me senti feliz em fazer parte, e em ver que pessoas de todas as idades ainda estão comprometidas em ajudar com trabalho e dedicação. Ano que vem estarei lá novamente, só falto se eu estiver doente", destacou.
No encontro de avaliação do Dia de Coleta, após o relato de todos os voluntários presentes, Margarete Parisi, assistente social do Programa Mesa Brasil concluiu dizendo que o combate a fome têm que prosseguir. "Essa somatória de declarações e relatos sobre o dia só nos fortalece e nos estimula para essa prática todos os dias: combater a fome. Que todos com essa experiência, possam semear um pouco dessa solidariedade e juntos deixar essa rede de voluntários mais forte", disse.  
Além da equipe de voluntários foram parceiros no Dia de Coleta os supermercados Alencar (Av. Ataíde Teive), Super DB (Av. Getúlio Vargas) e Big Bom (Av. Manuel Felipe). 
Campanha Dia Nacional da Coleta de Alimentos
A campanha já entrou para o calendário nacional. O Dia Nacional da Coleta de Alimentos nasceu há 18 anos na Itália. No Brasil é realizado pela Companhia das Obras do Brasil (CdO), desde 2006, e já arrecadou mais de 700 toneladas de alimentos com a colaboração de 5000 mil voluntários em mais de 60 cidades. 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta