00:00:00

Saúde Itinerante

Mais de 32 mil atendimentos realizados neste ano em ações de saúde.


Serviço faz 32 mil atendimentos

A Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), por meio do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante (DPSI), realizou este ano, 32.248 atendimentos em todos os municípios de Roraima. É o que mostra o resultado consolidado das ações, concluído esta semana. Em 2014, houve um aumento de 15% (4.429 atendimentos) em relação ao ano passado, quando foram realizados 27.819 atendimentos.
O DPSI é uma unidade cadastrada junto ao Ministério da Saúde há mais de 10 anos. Um dos objetivos principais é complementar a oferta de serviços de Atenção Básica, através de atividades que envolvem atendimentos com médicos especialistas, nos municípios do interior do Estado, evitando que a população precise se deslocar para a capital. Outros serviços oferecidos incluem a emissão do cartão do SUS, dispensação de medicamentos, aferição de pressão, testes de glicemia, pesagem das crianças, entre outros.
Os dados mostram que este ano foram oferecidas consultas nas áreas de oftalmologia (7.824), ginecologia (2.243), endocrinologia (342), cardiologia (1.763), pediatria (2.037), clínica médica (2.240), dermatologia (2.060), ortopedia (266), urologia (1.551), otorrinolaringologia (262). Quanto aos exames, foram realizados também 2.484 ultrassonografias e 862 eletrocardiograma. As pessoas atendidas pela Saúde Itinerante foram beneficiadas também com a liberação de óculos. Ao todo 3.515 unidades confeccionadas.
Conforme o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante, Érich Berger, a Saúde Itinerante é um projeto que facilita o acesso aos serviços de saúde para pessoas que vivem distantes da capital. “As ações são desenvolvidas em áreas onde as pessoas não têm como de deslocar ate a cidade, e muitas vezes esse deslocamento, quando ocorre, causa um congestionamento nos serviços e nas unidades de saúde. Por isso é fundamental esse trabalho nos municípios” esclareceu.
CARAVANA SAÚDE
Dos 32.248 atendimentos contabilizados em 2014, 4.901 foram disponibilizados durante a Caravana de Saúde no Baixo Rio Branco, no mês de setembro. Ao todo foram realizados consultas de oftalmologia (259), ginecologia (222), pediatria (334), clínica médica (432), urologia (301), preventivos (15), exames de malária (7).
Para os pacientes que passaram pelos especialistas e necessitaram de medicamentos, foram aviadas 721 receitas médicas. “São pessoas que, após a consulta, receberam remédios de farmácia básica, entre como anti-inflamatórios, antialérgicos e xaropes, para tosse e gripe, além de complexos vitamínicos e medicamentos da linha Hiperdia”, complementou.
Outros serviços disponibilizados foram procedimentos de enfermagem (23), entre aplicação de soro, injeções intramusculares e intravenosas, troca de curativos, entre outros. Na área odontológica foram registrados 586 atendimentos.
Durante os dias de caravana, 1.238 pessoas passaram pelo atendimento de triagem, incluindo serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem das crianças e aplicação. “Trata-se de um serviço essencial para a definição do tratamento a ser adotado, pois ajuda a definir a quantidade exata de medicamento a ser ministrado. Além disso é um trabalho preventivo, pois ajuda a identificar situações até então desconhecidas pelo paciente”, finalizou.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta