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Samu/Atualização

Profissionais de saúde discutem prestação dos serviços do Samu em Roraima.


Ações do Samu avaliadas

Equipe de médicos e enfermeiros que compõe o grupo de profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), passam por atualização de suas atividades. O treinamento que ocorre sistematicamente em todo país é ministrado pelo Ministério da Saúde (MS), em parceira com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O evento ocorre durante todo o dia, na sede da Escola Técnica do Sus em Roraima (Etsus) desde terça-feira, 18, e termina hoje, 19.
O coordenador da Central Estadual de Regulação do Samu, Francisco Miranda Rodriguez, explicou que o treinamento acontece periodicamente como parte a política de urgência e emergência do SUS, com base no compromisso do Ministério da Saúde em dar esse suporte, que é fundamental para a prestação de um serviço satisfatório.
Aproximadamente 30 profissionais do Samu, tanto da capital como do interior do estado, estiveram no primeiro dia de aperfeiçoamento. Os participantes relataram a realidade local dos trabalhos realizados e detectaram algumas situações em comum que dificultam a atuação da equipe, conforme o que é preconizado pelo Ministério. Passaram pelo treinamento, médicos reguladores, médicos intervencionistas e coordenadores das bases descentralizadas do Samu.
O principal obstáculo identificado pela equipe que atua no interior do estado e na área indígena, é a precariedade de comunicação. “A maioria dos municípios do interior e áreas indígenas enfrenta problemas com a internet e com a telecomunicação”, relatou Miranda, ao informar que o MS elaborou um relatório no sentido de buscar por soluções que contribuam com a melhoria dos serviços prestados à população.
Uma das atribuições do Samu é atender ao paciente onde quer que ele esteja, procurando amenizar a superlotação das emergências nos hospitais. Mas, para que a prestação do serviço ocorra de maneira mais eficaz, há uma série de especificidades que regem estes profissionais. Hoje, o treinamento foi para o reforço dos procedimentos já adotados e para afinar o conhecimento sobre a prática de atuação durante os atendimentos.
SAMU 192
A regulação é o atendimento aos chamados telefônicos 24 horas, por meio do número 192 e que há a presença constante de um médico regulador. Ele é o responsável pelo atendimento, que pode ser via telefone ou por meio do envio de ambulância para o local do acidente. No estado, o atendimento vai funcionar em todos os munícipios.
É o médico regulador quem analisa e dá a melhor resposta possível, garantindo o acesso do paciente a unidade de saúde (pronto atendimento, pronto-socorro, hospital geral ou especializado), que tenha suporte de atender o quadro clínico apresentado.
O médico que será responsável por atender as chamadas e passar as primeiras orientações médicas necessárias ao paciente enquanto ele aguarda a chegada da ambulância. Ele dialoga para obter o maior número de informações possíveis de quem fez a ligação pedindo ajuda; decide qual a melhor providência a ser tomada; coordena todo o atendimento.

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