00:00:00

Grupo de Dança (PE)

\"Terra\" é exibida em Roraima


Com realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cultura e Governo Federal, o Grupo Grial de Dança (PE) apresenta o espetáculo “Terra” em Roraima. Nos dias 22, 23 e 24 de novembro acontece em Boa Vista, no Espaço de Cultura e Arte União Operária; nos dias 28 e 29 será realizado no município de Caracaraí, no Espaço Cultural da Orla. Sempre com início das 20h, toda a programação será gratuita. Além do espetáculo, o Grupo Grial realizará duas oficinas. Este projeto foi contemplado pelo prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

O Grupo Grial foi criado pelo escritor Ariano Suassuna em 1997 no desejo de dar continuidade à pesquisa de uma dança onde estivesse presente numa só escritura, os elementos da cultura Afro, indígena e europeia. O início desta pesquisa se deu nas terras de Roraima. Este trabalho coreográfico rendeu à bailarina Maria Paula, o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Intérprete Criadora.  

 ·         Oficinas Boa Vista - Espaço de Cultura e Arte União Operária

 23/11 - "Dramaturgias paralelas" 14h

24/11 - "Que edital, qual produção?" 15h

·         Oficinas Caracaraí - Espaço Cultural da Orla

 28/11 - "Dramaturgias paralelas" 14h

29/11 - "Que edital, qual produção?" 15h

O ESPETÁCULO - Terra é um trabalho coreográfico inspirado no universo indígena e que coloca o corpo dançante de todos os folguedos de tradição já experienciados pelo Grupo Grial a disposição de uma história mil vezes repetida, mil vezes esquecida: a do direito de ser. Ser brasileiro, nordestino, pernambucano, índio, caboclo... simplesmente SER.  Para se chegar nesse tema local/universal, ao criar Terra (terceira parte da Trilogia “Uma história duas ou três”), o Grial partiu da saga dos nossos índios para citar todos nós, povos mestiços. Tantas vezes o colocamos embaixo da terra! Inúmeras as vezes que o colocamos pra fora da sua terra. Mas o índio é feito de grão... emergir e reerguer é só uma questão de tempo. Esse mesmo tempo que preserva e acalenta as gerações. Terra, adentra, reconstrói o destruído e constrói novas possibilidades de manter viva nossa memória. Somos índio Pankararú, Waiãpi, Canindé, Tiriyó, Truká, Xucurú, Guaraní, Assení, Kaiowá, Tikuna, Bororó, Tupinambá, Mundurucu, Yawalapati, Tapajó, Caiapó, Xavante... somos todos sim, da mesma Nação.   

FICHA TÉCNICA

Concepção e Direção Eric Valença e Maria Paula Costa Rego

Interpretação Maria Paula Costa Rego

Trilha Sonora Naná Vasconcelos

Figurino Gustavo Silvestre

Cenografia Manuel Dantas Suassuna

Projeto de Iluminação Luciana Raposo

Textos TT Catalão

Programação Visual Fernanda Lisboa

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta