- 29 de outubro de 2024
Ações para tratar pacientes
Para melhorar o processo de diagnóstico e tratamento às pessoas com tuberculose em Roraima, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu um treinamento voltado a enfermeiros e técnicos de enfermagem e de laboratório, que atuam no controle da doença. Foram capacitados na semana passada, 31 profissionais dos municípios de Roraima. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que se não diagnosticada e tratada adequadamente, pode matar.
De acordo com a gerente do Núcleo de Controle da Tuberculose (NCT), Goreth Alves, a capacitação pontuou todas as etapas, desde o atendimento da pessoa com a suspeita da doença na atenção básica, até o diagnóstico e tratamento. Ela completa que foi abordado também a maneira correta da realização da notificação dos casos de tuberculose. “A notificação adequada nos permite elaborar estratégias de combate e controle direcionadas as regiões onde os casos são identificados” complementou.
Conforme a gerente, o treinamento foi de grande importância tendo em vista que a doença se torna grave quando diagnosticada tardiamente, ou quando se faz uso inadequado da medicação, realização do tratamento de forma irregular ou abandono do tratamento. “Os profissionais foram orientados sobre a realização do diagnóstico, a notificação, o tratamento e o acompanhamento do paciente”, frisou Goreth.
Ainda de acordo com a gerente, Boa Vista é o município de maior número de casos de tuberculose. No primeiro semestre deste ano, do total de 78 casos residentes no estado, 48 são em Boa Vista. Ela explica que esta realidade é atribuída ao fato de concentrar o maior número de habitantes do estado na capital. “Dados do IBGE mostram que boa parte da população se concentra em Boa Vista, peculiaridade que influencia nos registros de endemias”, esclareceu.
DOENÇA
A Tuberculose é uma doença infecciosa, que se não diagnosticada e tratada adequadamente, pode matar. O principal sintoma da tuberculose é a tosse (por três semanas ou mais), associada ou não a febre, suor noturno, falta de apetite e emagrecimento. A transmissão da tuberculose é direta, ou seja, a pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e que podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.
A principal forma de prevenção é a vacinação BCG. Com a elaboração e execução do Plano, o estado de Roraima coloca em prática as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Com isso espera-se que manter os percentuais estabelecidos pelo MS de que apenas 10% do diagnóstico, sejam feitos na rede hospitalar (quando se trata da tuberculose extrapulmonar, considerada mais complexa), e que os outros 90%, sejam identificados na Rede de Atenção Básica.