- 29 de outubro de 2024
Projeto de hospital materno
O Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) vive um momento que pode ficar na história da unidade. O Hospital sediou o último encontro do Ministério da Saúde (MS) das seis maternidades candidatadas a Centro de Apoio ao Desenvolvimento das Boas Práticas na Atenção Obstétrica e Neonatal, para a Região Norte. Participaram representantes das maternidades do Amazonas, Tocantins e Mato Grosso do Sul, e técnicos do órgão ministerial. A programação ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro, nas dependências do hospital.
O encontro contemplou ainda a visita aos ambientes da maternidade. No primeiro dia houve a apresentação dos projetos desenvolvidos em Roraima, conversa e discussão sobre as expectativas e perspectivas da gestão sobre os serviços oferecidos na maternidade. Na quinta-feira, foi o momento de dar continuidade, mas com foco direcionado nas observações dos representantes do MS. A programação incluiu a visita em toda a estrutura do hospital.
Conforme a diretora da maternidade, Ana Carolina Brito, trata-se de uma visita técnica para apresentação dos projetos executados no Estado. “Essa é a primeira visita em Roraima, mas a última nas unidades candidatas a Centro de Apoio. É um momento para apresentarmos ao Ministério, as ações desenvolvidas aqui, como por exemplo, o Método Canguru, as Boas Práticas Obstétricas, Enquanto o bebê não chega, o Serviço de Atendimento às Indígenas, o Serviço Odontológico, Parto Humanizado, Visita Antecipada, entre outros, ou seja, é uma oportunidade de mostramos o trabalho desenvolvido aqui, e como a equipe executa estas ações”, esclareceu.
A visita técnica serve de avaliação das maternidades candidatas ao Centro de Apoio do Ministério da Saúde. O Hospital Materno-infantil é o último a ser visitado pelo MS, fechando o ciclo de avaliação das unidades candidatadas a Centro de Apoio. “Após a apresentação dos trabalhos desenvolvidos, queremos afinar a conversa com os representantes das outras maternidades, pois já visitamos estas unidades e agora estamos recebendo eles. Então, agora temos propriedade para conversar sobre as dificuldades, os desafios vencidos, os pontos positivos, ou seja, uma troca de experiência”, complementou.
Ao final foi apresentada a avaliação sobre a atuação de Roraima, em relação aos demais concorrentes. “Nossa expectativa é boa, pois temos toda a equipe empenhada e envolvida no trabalho, e ter o ministério aqui é prova de reconhecimento do trabalho desempenhado pelos profissionais”, salientou.
AVALIAÇÃO
O HMI foi indicado, pelo MS, para ser Centro de Apoio ao Desenvolvimento das Boas Práticas na Atenção Obstétrica e Neonatal em 2013. Desde então, o hospital e as outras cinco maternidades do país cotadas para virar Centro de Apoio, passam pelo acompanhamento e avaliação contínua do Ministério. “O MS visitou dezesseis estados brasileiros e o HMI foi escolhido, pelo trabalho desenvolvido em relação às ações em obstetrícia e neonatologia. O HMI será avaliado até o próximo mês que vem, quando será concluído todo o cronograma de ações estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, finalizou.