00:00:00

Combate à pirataria

Primeiro dia de Simpósio contra pirataria reúne quase 300 pessoas.


50 profissionais no simpósio

O primeiro dia do Simpósio de Combate à Pirataria de Produtos sujeitos à Vigilância Sanitária na Região Norte, reuniu na manhã desta quarta-feira, 12, quase 300 profissionais que atuam direta e indiretamente na fiscalização, controle e combate a pirataria de produtos relacionados à saúde. O evento acontece até amanhã, 13, no auditório das Faculdades Cathedral, durante todo o dia.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), André Castro, participam do evento profissionais das Vigilâncias Estaduais, municipais e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos estados que compõe a região Norte do país e também representantes da Anvisa de Brasília.

Ao todo, o diretor estima que aproximadamente 50 profissionais de outros estados estejam envolvidos com o simpósio. “Um evento de suma importância para Roraima que está pautado em nível regional e nacional como sediador de um evento dessa magnitude”, destacou Castro. Representantes das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil, farmacêuticos, químicos, profissionais das Receitas Federal e Estadual, acadêmicos do curso de Farmácia e de Química, também participam do evento.

Segundo o diretor do DVS, o simpósio tem grande relevância para Roraima uma vez que o estado faz fronteira com dois países, a Venezuela e a Guiana, e que estes podem ser porta de entrada de produtos falsificados, bem como a entrada pelo Amazonas. “Logo, uma integração entre os órgãos de fiscalização, profissionais que trabalham com produtos e a disseminação no meio acadêmico, vem fortalecer o enfrentamento desta questão”, disse Castro.

Os temas abordados durante a manhã de hoje, 12, o primeiro dia do evento, foram medicamentos falsificados; o comércio ilícito de produtos derivados do tabaco e sobre a regualrização de medicamentos fitoterápicos. O evento visa preparar o profissional para o enfrentamento à pirataria, uma vez que tais produtos oferecem risco à população, por não passarem por qualquer controle de qualidade.

Para o segundo dia do simpósio, está programado um treinamento prático para capacitar os profissionais na identificação de produtos falsificados, a previsão é que a aula prática ocorra das 16h50min às 17h30min, lá mesmo nas Faculdades Cathedral. “Haverá também um período para debates entre os participantes, onde serão compartilhadas as dificuldades e facilidades de cada estado da região Norte para o enfrentamento da pirataria de produtos relacionados à saúde”, disse.

O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do DVS, juntamente com Anvisa e Conselho Regional de Farmácia.  

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta