00:00:00

Agrotóxicos

Coletas de agrotóxicos nos Estados serão discutidas em encontro nacional.


Encontro discutirá metas

A equipe técnica e administrativa do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) conclui, nesta semana, os últimos tópicos a serem apresentados na II Reunião Geral de Avaliação e planejamento para 2015. O encontro será realizado no Rio Grande do Norte-Natal, entre os dias 17 e 20 de novembro.
O encontro é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do Grupo Técnico da Coordenação Geral de Toxologia (GGTOX). A reunião é feita duas vezes ao ano. A primeira ocorreu na cidade de Curitiba, no mês de abril, com a finalidade de avaliar os resultados das amostras coletadas, nos anos de 2013 e 2014. Outro ponto da pauta será o planejamento e discussão do cronograma de trabalho para 2015.
Participarão representantes das equipes técnicas do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) de todas as regiões do país, incluindo os responsáveis administrativos e os responsáveis pela amostragem.
Segundo a responsável administrativa do Para/RR, Conceição Sales, na primeira reunião foram avaliados os resultados do anos de 2012 e 2013, agora será o momento de verificar se as propostas lançadas foram concretizadas. Como a equipe de trabalho é constantemente renovada, no primeiro encontro, além de avaliar o resultado do trabalho executado nos estados, foram discutidas propostas que resultassem no fortalecimento do processo, onde se definiu, por exemplo, a necessidade de treinamentos para os novos integrantes, e oficinas para a atualização das informações. "Agora será o momento de verificar se as propostas foram de fato concretizadas”, esclareceu.
As reuniões incluem a apresentação de títulos e obras acadêmicas relacionadas ao uso de agrotóxicos. São acadêmicos de mestrado e doutorado que têm a oportunidade de mostrar as pesquisas realizadas a respeito do tema. “Para nós é extremamente satisfatório ver que nosso trabalho está ultrapassando limites, e indo muito mais além do conhecimento técnico. Estes acadêmicos são profissionais de diversas áreas que estão ampliando os conhecimentos e com certeza poderão se tornar futuros multiplicadores da filosofia a respeito do uso racional de agrotóxicos”, complementou Conceição.
A Reunião Técnica Regional também fará parte das discussões. “Esperamos sair de Natal com a data definida da reunião regional, um espaço importante que foi estabelecido nos últimos anos para a discussões sobre as peculiaridades de cada região. Trata-se de um outro momento onde cada estado avalia de forma regional, as suas particularidades e dificuldades, ou seja, é a oportunidade que temos de discutir sobre as culturas selecionadas e a possíveis substituições, sobre a continuidade das ações de coleta, para que os estados atuem com o mesmo propósito”, salientou.
RESULTADOS
O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) foi iniciado em 2001 pela Anvisa, e desde então, tem executado o trabalho de forma permanente e integrada. Em alguns estados os resultados são mais visíveis, ou seja, ao final das coletas e apresentação dos resultados, e da identificação dos problemas, em algumas regiões os atores diretos e indiretos, como secretarias e prefeituras, somaram uma força tarefa que resultou em um trabalho conjunto de conscientização do produtor rural. “Esperamos que em Roraima essas ações de conscientização também possam ser implantadas, pois todos ganham, o produtor que estará atuando de acordo com as normas legais e principalmente o consumidor que se alimentará de um produto saudável”, finalizou.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta