- 29 de outubro de 2024
De hoje 10 a até 18 de novembro, a Marinha, por meio da Capitania dos Portos da Amazônia Legal, estará em Roraima para cumprir agenda de compromissos, dentre eles a entrega de carteiras de habilitação, ministrar cursos, e encontros com autoridades locais.
No dia 10 de novembro, está previsto visita às futuras instalações da Agencia de Caracaraí, onde funcionara a representação da Marinha em Roraima. À tarde, às 16h, a Marinha faz a entrega de 56 carteiras do curso de ETSP que foi ministrado em abril de 2014, em Roraima. A entrega acontece no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.
0
A equipe da Marinha é composta de sete militares, representados pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulino Antônio de Paula Junior, e pelo Primeiro-Tenente Julio Leite Pará. A Capitania dos Portos da Amazônia Legal atende aos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
O Curso Especial Para Tripulação De Embarcações De Estado No Serviço Público (ETSP-2014) e o Curso Especial de Formação de Aquaviário (CFAQ-II C/M N-1 – Extra FDPEM) serão ministrados na Academia de Policia Integrada (API), que terá inicio no dia 11 de novembro, às 8h. Os cursos se encerram no dia 17, às 15h, com a entrega das carteiras e certificados. Os interessados podem procurar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) por meio do Departamento de Turismo (Detur), das 7h30 às 13h30.
ETSP (servidores públicos)
Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). São oferecidas 100 vagas. O Curso tem duração de uma semana. O objetivo é capacitar o aluno para tripular embarcações ou conduzir pequenas embarcações (de até 6m de comprimento) de Órgãos Públicos extra-Marinha do Brasil (MB), empregadas na navegação interior.
Os interessados devem ter mais de 18 anos, e trazer xerox autenticada dos seguintes documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de residência), e algum documento que vincule o aluno a instituição pública na qual irá prestar serviço após o curso. O curso terá 6h de aulas práticas.
EXFDEPM CEFAQ-II CN3 (aquaviários)
Outro curso oferecido será o de Aquaviários. O objetivo é habilitar o aluno com as competências exigidas do Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés (MFC), Nível 1 e do Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (MMA), Nível 1 para o exercício das capacidades previstas na NORMAM-13/DPC, e qualificar o aluno para que, durante um ano de embarque, consolide o conhecimento, o entendimento e a proficiência necessários para exercer a função de Patrão de embarcações com AB até 10 e potência propulsora até 170 kW, empregadas na navegação interior, nos lagos, rios e apoio portuário fluvial, conforme definido pela CP/CF de sua jurisdição.
O curso terá a duração de uma semana. Os interessados devem ser maiores de 18 anos, realizar o pagamento de GRU (R$ 8,00), xerox dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência em nome do aluno ou declaração reconhecida de defina que a pessoa vive com outra(s) sob o mesmo teto).
No ato de inscrição o candidato deverá apresentar comprovantes de: identidade; CPF; comprovante de residência e nada consta.
Na matrícula, o candidato deve apresentar: atestado médico que indique, explicitamente, que atende aos padrões de aptidão médica e habilidade física mínima para exercício profissional como aquaviário estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima e NR-30, do Ministério do Trabalho e Emprego; e ser aprovado na avaliação da aptidão física, constando das seguintes provas:- natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e- permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de 10 (dez) minutos.
Outras informações na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), pelo contato (95) 98111-7510, com o Diretor do Departamento de Turismo, Shigeaki Alves, ou pelo contato (92) 98842-2743, com o tenente Julio Leite.