- 29 de outubro de 2024
Futuras ações coontra doença
A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau), por meio do Programa de Controle da Malária (PCM), será representada no Encontro Nacional de Avaliação da Malária, promovido pelo Ministério da Saúde (MS). O encontro será realizado em Brasília, a partir de hoje, 10, até 14 de novembro. O encontro servirá para o Ministério da Saúde ter conhecimento sobre as metas alcançadas em cada região, de acordo com o que foi preconizado no início do ano. Além de ser um momento para discussão e definição das propostas de ação para 2015.
Conforme a técnica do PCM, Roberta Calandrini, cada estado terá a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos a nível estadual. “Será um momento importante, onde poderemos apresentar as ações desenvolvidas em Roraima, falar sobre as nossas particularidades, explanar sobre os desafios e as dificuldades enfrentadas para a concretização das propostas. Enfim, será um momento ímpar para todos os coordenadores e técnicos estaduais”, esclareceu.
Esta avaliação, anual, é vista como uma espécie de prestação de contas, pelos estados. Os estados vão apresentar as metas alcançadas, dados sobre o trabalho de prevenção, controle e combate desenvolvido nos municípios, bem como as estratégias que foram adotadas, ao longo do ano, para o alcance das metas. Será um momento de falar também sobre capacitações, parcerias e todas as medidas adotadas para o fortalecimento da estrutura local.
AMAZÔNIA LEGAL
Dados do Programa Nacional de Controle da Malária mostram que a Amazônia Legal, apresentou, de janeiro a julho, deste ano, uma redução de 26% no número de casos de malária, em relação ao mesmo período de 2013.
Quando a redução, dos registros de malária, é avaliada de forma regionalizada, entre os meses de janeiro a julho de 2014, Roraima ocupa o segundo lugar com redução 12%, atrás apenas do Acre que apresentou 8%, e na frente do Amapá com 37%, Amazonas 19%, Maranhão 29%, Mato Grosso 42%, Pará 61%, Rondônia 39% e Tocantins 44%, na comparação do mesmo período de 2013. “Isso demonstra que o Plano de Ação estabelecido no início do ano está sendo cumprido, dentro do que preconiza o Ministério da Saúde, e para nós é ainda mais positivo pois Roraima faz parte desse grupo”, complementou Roberta.
AÇÕES
Quando se fala em prevenção, controle e combate da malária, Roraima desenvolveu ações importantes, ao longo de 2014. Este ano, foram entregues, aproximadamente 16.500 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para os municípios, entre 300 máscaras de proteção individual, 300 pares de luva, 300 pares de bota de couro, 300 macacões, 150 bonés (bico de pato), 150 protetores auriculares, 150 óculos de proteção individual.
Foram instalados mais de 500 mosquiteiros impregnados, na região de São João do Baliza, concluindo o cronograma que atendeu também os municípios de Alto Alegre, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Normandia, São Luís, São João do Baliza, Caroebe, Iracema e Mucajaí. Além da atualização para mais de 100 microscopistas e capacitação de servidores que atuam nos laboratórios de revisão de lâminas para o controle da malária. “Foi um período de muito trabalho, na capital e no interior, que sem dúvida contribuiu para o alcance da redução dos registros, ou seja, através do envolvimento de toda a equipe e seguindo o planejamento estadual, temos obtido os resultados estabelecidos pelo MS”, finalizou Roberta.