- 01 de novembro de 2024
Segurança já fiscaliza RR
As instituições de Segurança Pública que atuam em Roraima participaram nos dias 04 e 05 deste mês, da Operação Brasil Integrado - Fronteira e Região Nordeste, que aconteceu simultaneamente em 20 estados brasileiros. Durante os trabalhos, 1684 veículos foram fiscalizados, duas mil pessoas revistadas, um veículo roubado foi apreendido, além de combustível e carne contrabandeados da Venezuela.
Em Roraima, a ação foi executada pela coordenadora da Câmara Temática de Fronteira do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), 1ª tenente Carla Rodrigues, juntamente com os representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- FEMARH, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contou ainda com o apoio do Exército Brasileiro (EB).
De acordo com a tenente Carla, a Operação Brasil Integrado foi coordenado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), os núcleos regionais de segurança, em parceria com os 11 estados de fronteira e nove estados do nordeste.
"Foi uma ação que objetivou a integração das forças de Segurança Pública em todo o País, de forma coordenada, objetivando coibir os ilícitos nas fronteiras e nos estados do nordeste, reduzindo os índices de criminalidade", disse.
RORAIMA
Ao todo 92 profissionais de segurança estiveram empregados na força-tarefa. A ação integrada foi registrada nas fronteiras de Bonfim com a Guiana Inglesa, Pacaraima com a Venezuela, no Baixo Rio Branco e na Vila do Jundiá, divisa com o Amazonas.
Foram abordados 1.045 carros, 467 motocicletas, 25 ônibus, 133 caminhões e 14 embarcações, totalizando 1.684 veículos fiscalizados nas estradas e as embarcações no Baixo Rio Branco. Ao todo, duas mil pessoas abordadas foram revistadas.
Na BR-174, sentido Pacaraima, no quilômetro 100, a equipe da Polícia Militar apreendeu 1.260 litros de gasolina e 290 quilos de carne contrabandeadas da Venezuela. Uma motocicleta Titan, de placa NAI-4785 com restrição de furto, foi apreendida na cidade de Pacaraima.
Para a coordenadora da Câmara Temática de Fronteira em Roraima a ação foi avaliada como positiva e as diretrizes do Ministério da Justiça são para uma continuidade deste trabalho ainda neste ano.
BRASIL
Em entrevista coletiva, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou o balanço da Operação Brasil Integrado. A ação envolveu um efetivo de 20.187 agentes públicos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Ibama. Eles trabalharam em um esquema semelhante ao executado durante a Copa do Mundo.
Durante as atividades, 436 pessoas foram presas, foram apreendidos mais de U$ 500 mil em estradas, com 141 veículos recuperados, apreensão de aproximadamente cinco toneladas de maconha e 161 kg de cocaína. Ao todo 1545 barreiras ou bloqueios policiais foram feitas no período.
Foram realizadas ainda 70.357 revistas pessoais, 52.672 abordagens de veículos e cumpridos 221 mandados de busca, apreensão e prisão.