00:00:00

Quinta Cultural

CAPS AD desenvolve projeto de lazer com seus usuários.


Doentes fazem passeios 

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), implantou o Projeto Quinta Cultural, uma iniciativa que disponibiliza aos usuários internados e aos frequentadores, visitas externas a pontos culturais e de lazer, localizados em Boa Vista.        Os passeios ocorrem sempre na quinta-feira, no período da tarde, entre 14h e 17h. O transporte e o lanche são oferecidos pela unidade, por meio das parcerias.

O projeto foi implantado em outubro, e a primeira visita foi ao Parque Anauá. Foi uma tarde de descontração e harmonia, uma atividade complementar ao tratamento contra a dependência química, oferecido pela unidade. Nesse dia teve campeonato de pipas, confeccionadas pelos próprios usuários. O passeio foi complementado com a visita ao horto municipal, onde eles ganharam mudas de plantas. Ao todo, aproximadamente 23 pessoas participaram das atividades.

Nesta quinta-feira, 6, eles conheceram a Vila Olímpica Roberto Marinho, na Zona Oeste de Boa Vista. Durante toda a tarde conheceram o complexo poliesportivo, as áreas destinadas às competições de natação, futsal, atletismo, entre outras. No local foram realizadas oficinas recreativas.

Conforme a diretora do CAPS AD, Jandira Gomes, o projeto tem a finalidade de proporcionar aos pacientes o contato com ambientes diferentes do ambulatório. “Nossa intenção é envolvê-los cada vez mais no tratamento, por isso a equipe já vinha discutindo sobre as estratégias que poderiam contribuir para o alcance desse objetivo. Daí surgiu o projeto, uma iniciativa que envolve toda a equipe e que vem somar com o trabalho desenvolvido atualmente”, esclareceu.

Para a psicóloga da equipe, Mária Cruz, a iniciativa é de grande valia para a continuidade do tratamento. “São vivências importantes que colocam o usuário em contato com a sociedade, as atividades esportivas por exemplo, ajudam na recuperação do dependente e na adesão ao tratamento, já que faz parte da filosofia de vida viver um dia de cada vez, por isso essas ações são importantes”, reforçou.                              

O projeto Quinta Cultural foi planejado para oferecer passeios a pontos turísticos, culturais e de lazer da cidade. A proposta é oferecer uma tarde recreativa, por meio de atividades extramuro. “Foi uma forma que encontramos de oferecer algo além do atendimento prestado na unidade, e ao mesmo tempo motivá-los, ou seja, um momento de lazer, de distração, fora do ambiente ambulatorial, pode ser muito proveitoso para o tratamento, pois é a chance que eles têm também de fortalecer a socialização, por meio das atividades culturais e sociais”, complementou Mária.

CRONOGRAMA

O próximo passeio programado será uma visita ao zoológico, no bairro 13 de setembro. Entre os locais de futura visitação estão o cinema e as bibliotecas da cidade. “Vamos tentar manter o projeto para todos os usuários, internos e externos. A nossa proposta é direcionar as ações aos pacientes internados e também aqueles que apenas frequentam a unidade. Essa é uma ação de toda a equipe técnica e a gestão, com apoio dos parceiros, o que tem sido fundamental para a concretização desse projeto”, finalizou.

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD