- 01 de novembro de 2024
Combatente da malária aposenta
Em 2014, a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau) fecha um ciclo no trabalho de prevenção, combate e controle da malária. A administração pública se despede do gerente estadual do Núcleo de Controle da Malária, Jonas Monteiro de Souza, que se aposentou em 5 de outubro. Durante 47 anos atuou no combate à doença no Estado, sendo 14 deles à frente do Núcleo Estadual.
Natural de Taiçaba (CE), Jonas aos cinco anos de idade chegou a Roraima, em 1953. Aos 19 anos, no ano de 1967, começou a trabalhar na área da malária. Na época atuou com profissionais pioneiros do serviço no Estado, como os sanitaristas Durval de Araújo e Agostinho Cruz Magalhães. Foi integrante da equipe que desenvolveu as ações da Campanha de Erradicação da Malária (CEM). De guarda de endemias, chegou ao cargo de Guarda-Chefe.
Em 1972, fez sua primeira viagem, representando o Estado, onde participou do curso de formação de inspetor de endemias em Rondônia. Em 1977, foi capacitado no Rio de Janeiro e Maranhão, para o Cargo de Inspetor-Geral. Um ano depois, tornou-se Chefe-Geral da Malária no município de Caracaraí, onde permaneceu por três anos na função.
Em 1981, Monteiro chegou à extinta Sucam, hoje Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde atuou até 2000, na direção da Coordenação de Operações de Campo. Nesse mesmo ano, assumiu a gerência estadual do Programa de Controle da Malária, onde atuou nos últimos 14 anos. Ao longo desse período participou de seminários e capacitações em Rondônia, Brasília, Amazonas e Belém.
Para o secretário Estadual de Saúde, em exercício, Stênio Teixeira, Jonas desempenhou as funções com disciplina, seriedade e compromisso. "Com certeza ele (Jonas) foi muito além das obrigações de servidor público, orgulhou o quadro de servidores ativos da Secretaria de Saúde. Sempre assíduo e compromissado, esteve empenhado e disposto ao trabalho, aceitou desafios e deixou como marca registrada, a participação ativa na elaboração e execução das metas de trabalho, na capital e nos municípios. Para a administração pública, é um servidor exemplar, que honrou o serviço público nesses quase 50 anos de trabalho", comentou.
Enquanto esteve à frente da gerência do Programa de Controle da Malária, Monteiro fez questão de acompanhar de perto a elaboração e formulação dos planos municipais, visitou todas as regiões de Roraima. "Durante minha passagem no serviço público, sempre fiz questão de ser honesto, organizado, responsável e comprometido com as minhas atribuições. Nunca fugi do trabalho, pelo contrário, fiz questão de passar por todos os municípios", disse.
O servidor, agora aposentado, conta que quando chegou ao serviço público, o trabalho era a pé, depois veio a bicicleta, o barco, e até os burros na região das serras, e só no final de 70, veio o primeiro transporte de quatro rodas: o jeep. "Durante todos esses anos tive malária uma vez, em 72, quando estava no rio Mucajaí, mas só me ausentei do trabalho, uma vez, durante uma cirurgia de vesícula. Vou sentir saudades, do trabalho, dos amigos, mas hoje, ao lembrar de tantas conquistas, me sinto feliz e com s sensação de dever cumprido", finalizou Monteiro.