- 01 de novembro de 2024
Curso para salvar vidas
Em muitas ocasiões, pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva ficam incapazes de manter o ciclo respiratório, necessitando de um ventilador pulmonar, que auxilia no processo respiratório. O procedimento ajuda a salvar vidas, mas se não for operado de maneira correta, pode gerar complicações. Para aperfeiçoar o serviço oferecido nas UTIs do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia nesta quinta-feira, 6, o curso que vai treinar mais de 90 profissionais em ventilação mecânica.
O treinamento segue até o domingo, 09, das 8h30 às 19h30, na Escola Técnica do SUS em Roraima (ETSUS). O curso terá duração de 24 horas e, para melhor aproveitamento do conteúdo, os cursantes foram divididos em duas turmas, sendo uma nos dias 06 e 07 e outra nos dias 08 e 09, ambas pela manhã e tarde.
As aulas ficam a cargo do médico Rodrigo Storck, mestre e doutor em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB). O profissional será enviado pelo Instituto de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação de Goiânia, parceira da Sesau na oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional.
O curso é gratuito e direcionado a médicos, fisioterapeutas e enfermeiros efetivos que atuam em uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Inicialmente, a oferta era de 90 vagas, no entanto, devido à alta procura, houve a ampliação para a participação de 101 profissionais.
O diretor do Departamento de Gestão em Educação (DGES), Mozart Andrade, enfatizou que esta é mais uma oportunidade que a Sesau disponibiliza, para que os profissionais obtenham aperfeiçoamento gratuito e sem ter que sair do Estado. “Os profissionais que ministram os treinamentos são trazidos de fora, custeados pelo Estado, para garantir a participação do maior número de servidores possível", disse.
A intenção é dar ao servidor o suporte intelectual e técnico necessário para que ele possa melhor desenvolver suas funções, no entanto, nem sempre estas oportunidades são aproveitadas. Um exemplo foi o treinamento em Feridas e Ostomias, realizado de 22 a 24 de outubro. Na ocasião, foram abertas 60 vagas e 56 pessoas se inscreveram, mas apenas 45 servidores compareceram e concluíram o curso. “O Estado tem investido na qualificação deste profissional, para que ele possa prestar um atendimento cada vez melhor. Tudo isso é oferecido sem nenhum custo ao profissional, bastando apenas que o servidor aproveite oportunidades como estas", frisou.