- 01 de novembro de 2024
Estudantes da rede pública de ensino terão a oportunidade de mostrar o talento durante o III Festival de Contação de Histórias que acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro das 8h às 12 horas no Teatro Jaber Xaud, no SESC Mecejana. A iniciativa é do Programa Caminhda Literária, da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).
O Festival, que já está na terceira edição busca estimular a criatividade e despertar o prazer de ouvir e ler histórias, além de valorizar o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino voltado ao estímulo da leitura.
O evento também proporciona a valorização dos talentos dos alunos afinal de contas, no Festival de Contação de Histórias, eles são as estrelas, pois são eles os contadores de histórias.
“O Festival é de uma grande relevância, pois abre espaço para a arte de contar histórias, sensibilizando pais, alunos e professores, e o diferencial desse ano é sem dúvida, a grande participação das escolas de Ensino Médio”, destacou Dacilene.
As Escolas inscritas no III Festival de Contação de Histórias são: Barão de Parima, São José, Idarlene Severino, 13 de Setembro, 31 de Março, Severino Cavalcante, Euclides da Cunha, Princesa Isabel, Dom José Nepote, Lobo D’Almada, Jaceguai Reis, Oswaldo Cruz, Raimunda Nonato Freitas, Buriti, Pedro Elias, Colégio Militar PM Derly Luiz Vieira Borges.
E ainda Luis Rittler de Lucena, Antônia Coelho de Lucena, Olavo Brasil Filho, Carlo Casadio, Major Alcides, Mário David Andreazza, Carlos Drummond de Andrade, Ana Libória, Gonçalves Dias, Colégio de Aplicação, Presidente Tancredo Neves, Luiz Ribeiro de Lima e Maria das Dores Brasil.
Programa estimula leitura
Criado em 2008 pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), o Programa Caminhada Literária tem o intuito de desenvolver estratégias de leituras junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de ensino.
Também oferece formação continuada aos mediadores de leitura, profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura dentro das escolas da rede pública de ensino, para que, com efeito, eles representem um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem.
Como estratégia para incentivar o gosto pela leitura, o Programa Caminhada Literária desenvolve também o Projeto Caixas Literárias. No total, são cinco caixas com uma média de 200 a 250 livros cada uma. Seguindo um cronograma de solicitação, as caixas são encaminhadas para as escolas e permanecem em média de 15 a 30 dias na instituição de ensino.
Neste período, o material fica à disposição dos estudantes que podem fazer empréstimo de um livro por oito dias. São livros paradidáticos específicos para cada nível de ensino, com o intuito de incentivar o hábito da leitura, enriquecer e ampliar as possibilidades de acesso às mais diversas obras literárias. As obras são do acervo novo do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dentre os autores estão Fernando Pessoa, Ana Maria Machado, Eça de Queiros, Machado de Assis e entre outros.