- 01 de novembro de 2024
Caracaraí revive tradições
Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o município de Caracaraí estará em festa. O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) realiza, em parceria com a Prefeitura, mais uma edição do Festival Folclórico de Caracaraí. As três noites de folclore serão gratuitas a todos os públicos: crianças, jovens e adultos.
O tradicional evento passou quatro anos sem ser realizado e foi retomado no ano passado com apoio total do Sesc. O festival visa a preservação do folclore roraimense, a promoção da cultura regional e a valorização da diversidade etno-cultural do povo amazônico, abrangendo a sustentabilidade com ênfase na biodiversidade da região.
A agremiação Cobra Mariana irá para a Avenida com o tema "Roraima Indígena - Santuário da Vida. Serão 300 brincantes, além do apresentador convidado Júnior Paulain e o intérprete Sebastião Junior.
Já a agremiação Gavião Caracará, terá 350 brincantes e se apresentará com o tema "Roraima de Alma Migrante Nordestina", com apresentação de Klinger Araújo e intérprete Erickson Mendonça.
Os dois grupos disputarão o festival e serão avaliados nos quesitos: Alas temáticas; Letra e música; Intérprete; Coreografia; Sincronia nos movimentos; Carros alegóricos; Torcida; Alegorias; Pajé e Cabocla Macuxi.
Segundo o presidente do Sesc-RR, Airton Dias, o evento tem sido gratificante desde a primeira edição por envolver a população de todas as idades. "As pessoas trazem vida ao festival. Em 2013, notamos que parte da comunidade caracaraiense se envolveu, não somente nas apresentações dos grupos, mas na confecção de alegorias, fantasias e abadás, músicas, preparação de torcidas, divulgação e marketing", salientou, afirmando que o município se movimenta antes, durante e depois do evento.
"Todos empenhados para fortalecer a cultura com suas lendas abordadas nas apresentações. Sem falar na economia, com venda de lanches, refeições e bebidas nas noites de evento", completou o presidente Dias.
Festival Folclórico de Caracaraí
O Festival foi criado em maio de 2006 pelo professor Domingos Sávio Rapozo Pinheiro e pelo professor Vadilson Gonçalves, além de outros profissionais, que juntos, delinearam a primeira edição do evento, motivados pelo desejo de realizar no município uma festa que fosse a imagem de Caracaraí, expressando suas lendas, belezas e riquezas naturais.
Programação
7 de novembro - sexta-feira;
20h - Abertura Oficial do Evento;
20h30 - 1ª apresentação do grupo Gavião Caracará;
22h50 - 1ª apresentação do grupo Cobra Mariana;
8 de novembro - sábado;
20h - Abertura Oficial do Evento;
20h30 - 2ª apresentação do grupo Cobra Mariana;
22h50 - 2ª apresentação do grupo Gavião Caracará;
9 de novembro - Domingo;
17h - Apuração do festival na arena com a entrega de troféus.