- 01 de novembro de 2024
Arie, a grande vencedora
Três Escolas Estaduais foram as vencedoras no 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Em primeiro lugar ficou escola Gonçalves Dias, com a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Ariel Lima Branco, de 14 anos. A cerimônia de entrega será nesta quarta-feira (5), às 09 horas, no pátio da unidade de ensino.
O tema proposto para essa edição foi “Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia à vida”. O concurso aconteceu em todo Brasil e em vários países do mundo, dividido em etapas estaduais, nacionais e internacionais. No Brasil foram premiados os três primeiros colocados de todos os Estados e Distrito Federal.
Segundo o gestor Valdenrique Alves, durante a divulgação do concurso, no início do ano, duas alunas se inscreveram para participar. Ariel receberá como premiação um tablet e a instituição ganhará um computador. Ariel contou com o apoio de uma professora de Língua Portuguesa.
A segunda colocada no concurso foi a Escola Estadual Lobo D’Almada, com a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental II Milena Sales Thomé. A terceira colocação ficou com a Escola Vanda David Aguiar, com a estudante Tatiele Rebeca Barros Lima do 7º ano. Estas alunas receberão uma máquina fotográfica digital e as escolas terão uma impressora multifuncional.
CONCURSO
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens acontece todos os anos e é promovida pela União Postal Universal (UPU), com sede em Berna, na Suíça. A ideia é aproximar as nações através da escrita, com jovens de até 15 anos de idade, de escolas públicas e privadas.
No País, a premiação acontece em todos os Estados, após conclusão da fase. Através disso é selecionada uma carta para representar o Brasil na etapa internacional. Em 2014, o primeiro lugar na fase internacional ficou para um estudante da Bósnia.