- 01 de novembro de 2024
Banco de leite premiado
Roraima é um dos estados brasileiros que acabou de ser avaliado, a nível nacional, pelo Ministério da Saúde (MS), no que diz respeito ao trabalho executado pelo Banco de Leite Humano (BLH), em cada região. E Roraima obteve, pela segunda vez consecutiva, Certificação Ouro, o que significa excelência na prestação do serviço oferecido pela unidade.
O resultado da avaliação foi apresentado durante um encontro realizado pela Rede Brasileira de Banco de Leite, ligada ao MS, em parceria com a Fiocruz, entre os dias 29 e 31, no Rio de Janeiro. Os coordenadores estaduais de todos os bancos de leite participaram do evento.
Segundo a coordenadora do BLH de Roraima, do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), Rosa Leal, toda a Região Norte obteve certificação Ouro. "De todos os estados avaliados, apenas um não alcançou ouro, ou seja, mais de 90% da rede foi aprovada, o que significa que a Rede de Referência está atuando de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde", esclareceu.
Para Rosa Leal, a nota é resultado do trabalho incansável de uma equipe empenhada e integrada. "Não tínhamos certeza de que seríamos Ouro mais uma vez, no entanto tínhamos boas expectativas, pois toda a equipe atuou ao longo de 2014, de mãos dadas e em prol do melhor atendimento", esclareceu.
Entre um dos pontos que influenciou na conquista desse título está a união da equipe composta por nutricionista, enfermeiro, médico, psicólogo e apoio administrativo. "Todos os servidores se uniram para vencer as dificuldades, buscar a qualificação e acima de tudo, assumir o compromisso de atuar com zelo e dedicação às pacientes, por isso acreditávamos que nosso trabalho seria reconhecido novamente", salientou Rosa.
Além de apresentar o resultado da avaliação o encontro serviu para avaliação o Plano de Ação previsto para este ano, e o que foi executado até agora, em cada região, e traçar novas metas para o ano de 2015. "Ficou definido que os estados de referência ganharão curso de mestrado em Aleitamento Materno, além disso serão formados consultores para cada região que compõe a Rede de Banco de Leite. Foi também marcado para o mês de junho, o Congresso Internacional de Banco de Leite 2015, em Brasília", acnunciou.
HISTÓRICO
A primeira certificação Ouro foi conquistada pelo do Banco de Leite Humano de Roraima, em 2013, embora desde 2008 a unidade passe pela avaliação, com resultados satisfatórios. "Cada encontro é um momento, onde podemos trocar experiências, compartilhar alegrias e discutir soluções para problemas comuns de todas as regiões", finalizou.