- 01 de novembro de 2024
O governador Chico Rodrigues se reuniu, na tarde desta segunda-feira (3), com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), Companhia de Abastecimento de Roraima (Codesaima), Eletrobrás e Prefeitura de Boa Vista. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos.
Na reunião, foi discutido o planejamento para a entrega de novos apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em parceria com o Governo de Roraima. São 2.992 apartamentos no conjunto Vila Jardim, bairro Cidade Satélite para beneficiar famílias de Roraima.
O Superintendente da Caixa Econômica, Severino Ribas explicou que a reunião foi para fazer um ajuste de trabalho entre as instituições envolvidas. “Um ajuste de trabalho entre Codesaima, Governo do Estado, Caixa Econômica, Eletrobrás, que é a responsável pela iluminação, Prefeitura de Boa Vista que vai assumir as áreas coletivas como creche, escola, posto de saúde, então, acertamos o papel de cada ator dentro desse processo e a partir de agora vamos efetivar os trabalhos de todos os entes envolvidos para que a gente possa entregar esse empreendimento o mais rápido possível”, disse Ribas.
De acordo com o superintendente, pelo menos 960 os apartamentos serão entregues ainda este ano. A seleção dos candidatos aos 2.992 imóveis poderá ser feita ainda este ano. Segundo informou Ribas, o perfil do pretendente é de renda familiar de até R$ 1.600,00. “Também é levado em conta, o nível de carência, quantidade de filhos, se a família tem problemas sociais, enfim, renda, sociologia e tipologia das famílias”, complementou.
Ele explicou ainda que a Caixa Econômica como Banco de Políticas Públicas do Governo Federal “sempre foi parceira do Governo de Roraima, da Prefeitura de Boa Vista”. Severino ressaltou que o objetivo é beneficiar essas quase três mil famílias com o Minha Casa Minha Vida, “melhorando a qualidade de vida das famílias, aumentando o conforto e também melhorando o desenvolvimento socioeconômico do Estado e dos 15 municípios”, concluiu.
A diretora de Habitação da Codesaima, Maria Dantas, falou de algumas mudanças que foram feitas no empreendimento Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite. “Foram feitas mudanças pelo Ministério das Cidades e nós estamos adequando a Portaria 610 de 26 de dezembro de 2011 e com a nova portaria de 2013, que é portaria nº 595, estamos conversando com os parceiros e o governo está sensível com a cobrança da sociedade de receber os apartamentos que estão quase prontos”, frisou.
Maria Dantas destacou a competência de cada parceiro como “a Eletrobrás com a instalação da energia, a Prefeitura com a coleta de lixo, temos uma escola do Estado com 12 salas de aulas, uma creche do município, a Casa do Cidadão que vai ser coordenada pelo Tribunal de Justiça (TJ) com a oferta de vários serviços à comunidade”, concluiu Dantas.