- 01 de novembro de 2024
O Núcleo de Controle de DST/HIV/AIDS participa neste sábado, 1º, do Encontro Estadual de Povos Tradicionais de Terreiro de Roraima, promovido pela Associação de Umbanda, Ameríndios e dos Cultos Afro-brasileiros de Roraima (Asuaer). A intenção do evento é promover discussões sobre a promoção dos direitos humanos, o que também passa, pela perspectiva da saúde pública.
O encontro será realizado no Espaço Cultural União Operária, das 8h às 18h, de onde devem surgir propostas para a elaboração de políticas públicas voltadas à essa parcela da população.
No que diz respeito às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a iniciativa pretende tratar de temas como violação de direitos, estigma, discriminação e criminalização de pessoas vivendo com HIV e AIDS, entre outros. "A participação da Sesau será voltada para as discussões sobre direitos humanos no contexto da atenção em saúde, mais especificamente sobre a prevenção e atenção às doenças sexualmente transmissíveis", pontuou o gerente do Núcleo de Controle de DST/HIV/AIDS, George de Oliveira.
Para a presidente da Asuaer, Cláudia Furtado, quando se fala em direitos humanos dos povos tradicionais, é praticamente impossível dissociar tal discussão do ponto de vista da saúde pública, sobretudo das DSTs. "Nossa intenção é afinar nosso relacionamento com a Secretaria para definir o que pode ser feito para promover ações de prevenção e educação ao público sobre o tratamento adequado, entre outros pontos", disse.
Em 2014, o Núcleo realizou diversas ações conjuntas com instituições públicas e privadas, entre elas os Correios, Corpo de Bombeiros, Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), Base Aérea de Boa Vista e Brasferro. A ideia é incentivar a multiplicação de informações sobre prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento, através de capacitação de profissionais de saúde, realização de oficinas, atividades educativas, disponibilização de material educativo (cartazes, cartilhas, folders, DVS, livros e apostilas) e a disponibilização de insumos de prevenção para o maior número de pessoas. "Desta forma, estaremos automaticamente orientando e alertando a sociedade sobre a adoção de práticas sexuais seguras", acrescentou o gerente.
DADOS
Os dados mostram que no segundo quadrimestre de 2014, foram registradas 106 casos novos de Aids em adultos, enquanto o primeiro quadrimestre deste ano fechou em 38, destes, os registros entre os homens saltou de 29 para 71, e entre as mulheres houve um aumento de 9 para 35, no segundo quadrimestre. O aumento se deve à ampliação da oferta do teste rápido em Roraima.