00:00:00

ENEM Prisional

Em Roraima, 127 internos de cinco unidades prisionais participarão do ENEM.


Detentos fazem o ENEM 

Em todo o Estado, 127 pessoas que se encontram privadas de liberdade em cinco unidades prisionais participarão do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL). Conhecido também como ENEM Prisional, o exame será aplicado no início do mês de dezembro em todo o país.
Na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) foram 71 inscritos. Na Cadeia Pública Feminina e na Cadeia Pública Masculina, foram 19 inscritos em cada unidade. Já na Casa do Albergue Professora Araceli Souto Maior, foram apenas dois inscritos e a Cadeia Pública de São Luiz do Anauá contou com 16 detentos inscritos.
O ENEM PPL é direcionado às pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua a privação de liberdade. É coordenado em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 10 de dezembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química Física e Biologia).
No segundo dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação e Comunicação), Matemática e Redação.
Jucimar Vieira, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), disse que o ENEM Prisional é uma forma da garantia do acesso à Educação. “Também proporciona cidadania para os que estão privados de liberdade além de ser uma oportunidade para a continuação dos estudos”, complementou Jucimar.
O coordenador pedagógico das unidades prisionais são os responsáveis por efetuar a inscrição no Exame, pleitear a certificação dos aprovados, bem como a participação no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e também em outros programas de acesso ao Ensino Superior.
Edna Moura, coordenadora do ENEM PPL na Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SEJUC) falou sobre uma novidade do Exame em 2014: “Este ano, o detento que for aprovado no ENEM PPL para concluir o Ensino Médio, obterá 60 dias de redução de sua pena”, explicou.  
RESULTADOS
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Já o resultado final será divulgado posteriormente no site do INEP (www.inep.gov.br).  Os resultados do ENEM Prisional podem ser utilizados para fins de Certificação de Conclusão do Ensino Médio.
 

 

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD