- 01 de novembro de 2024
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem seis representantes na 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que segue até próxima sexta-feira (31) em Brasília, com a participação de mais de quatro mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.
O evento é realizado deste a última terça-feira, 28, onde os profissionais do SUS têm a oportunidade de trocar informações e experiências para o aprimoramento das ações de saúde. Por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde CGVS, foram enviados profissionais ligados aos departamentos de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental. Estes representantes participam de diversas palestras com especialistas, reuniões técnicas e exposições sobre diversos temas ligados à epidemiologia.
A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, enfatizou a importância da participação destes profissionais em um evento tão abrangente quanto este. "Nossos profissionais terão contato com iniciativas que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes ao setor, especialmente nas ações de vigilância em saúde e isso motiva e serve de exemplo a execução de ações inovadoras em cada uma das áreas representadas", pontuou.
Criada em 2001 pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, a mostra promove a atualização técnica e capacitação dos profissionais que atuam em diversas frentes, como controle de malária, dengue, imunização, doenças crônicas não transmissíveis e investigação de surtos, entre outras.
Os profissionais de saúde inscritos na Expoepi também podem debater temas importantes para a saúde pública do país, como dengue, tuberculose, HIV e Aids, áreas de promoção à saúde dentro dos municípios. Ao todo, a mostra conta com 196 palestrantes e coordenadores das atividades.
Até o fim do evento serão realizadas palestras com especialistas, reuniões técnicas, exposições e vários estandes com temas diversos da área da saúde além da premiação de profissionais e serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde.