- 01 de novembro de 2024
Ações nas escolas de RR
As inscrições para participação no IV Encontro das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas) que encerrariam na próxima sexta-feira (31) foram prorrogadas até segunda-feira (03). Já o encontro , está marcado para o dia 5 de novembro a partir das 8 horas da manhã no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Os representantes das instituições de ensino interessadas devem comparecer à Divisão de Educação Ambiental (DIAB) da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) para retirar o edital e efetuar a inscrição. A DIAB está funcionando na Rua Barão do Rio Branco n° 146, Centro, próximo a Praça da Bandeira.
O Encontro das Com-Vidas que já está na quarta edição é um momento para troca de experiências e socialização dos trabalhos realizados pelas escolas na área de Educação Ambiental. Este ano, o encontro traz uma novidade.
“Nas edições anteriores, as escolas apresentavam suas experiências por meio de apresentações em power point e utilização de data show. Este ano, procuramos inovar e a proposta é que as escolas façam suas apresentações por meio de vídeos simples com duração de quatro a cinco minutos”, explicou Tácio Raposo, chefe da DIAB.
A ideia da produção dos vídeos é tornar as apresentações das ações mais dinâmicas e aproveitar a utilização das novas tecnologias no contexto do processo educacional. Os melhores vídeos receberão uma premiação.
O que são as Com-Vidas?
As Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas) são uma estratégia para fortalecer as ações relacionadas à Educação Ambiental nas escolas. As Com-Vidas, formulam uma nova gestão de organização nas escolas com a criação de conselhos para fomentar o debate sobre os temas relacionados ao meio ambiente.
Os conselhos são formados por integrantes da comunidade escolar, que possuem a responsabilidade de pensar soluções sociais e ambientais para a escola e a comunidade.
As Com-Vidas vem sendo implantadas nas unidades escolares desde 2011, por meio da orientação de técnicos da DIAB. As Com-Vidas estão presentes hoje em 54 escolas da Capital e em 30 do interior, incluindo unidades indígenas.