00:00:00

Hepatites virais

Núcleo Estadual fará supervisão no interior


A Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), por meio no Núcleo de Controle das Hepatites Virais, iniciará, a partir do próximo mês, supervisão em todos os municípios. O cronograma será executado em todo o interior e na capital, conforme visitas agendadas, que começarão dia 03 de novembro e encerrarão dia 12 de dezembro.

Durante dois meses o Núcleo supervisionará as equipes que receberam treinamento em vigilância epidemiológica das hepatites virais. Verificará se a Rede de Atenção Básica dos municípios está acompanhando os casos crônicos, fazendo investigação dos comunicantes e monitorando a cobertura vacinal das hepatites A e B. Verificará ainda o encerramento e inconsistências no Banco de Dados do SINAN. No trabalho está incluída também a supervisão da realização de teste rápido para as Hepatites B e C.

Conforme a gerente do Núcleo de Controle das Hepatites Virais, Jacqueline de Aguiar Barros, os municípios prioritários serão os primeiros visitados, entre eles, Rorainópolis, Caracaraí e Bonfim. "Trata-se de uma ação de rotina que tem a finalidade de dar continuidade ao trabalho iniciado este ano, ou seja, as visitas fazem parte do Plano Estadual de Trabalho para 2014, de prevenção e controle das Hepatites Virais. Queremos agora verificar e avaliar se as ações foram executadas conforme o estabelecido no primeiro contato com as coordenações municipais", esclareceu.

O núcleo verificará se a vigilância epidemiológica, que envolve a notificação dos casos suspeitos e registro dos casos confirmados, está sendo feita da forma adequada, se está sendo feita a investigação dos casos positivos, e se após a triagem, estes pacientes estão realizando sorologia para confirmação do diagnóstico. Outra questão que será avaliada é a assistência, ou seja, será verificado se as coordenações municipais estão encaminhando o paciente com sorologia positiva para o tratamento na capital. "Iremos aplicar um questionário para todos os municípios, para que possamos efetivar um diagnóstico da situação da organização do programa de hepatites virais no estado", complementou.

As visitas consistirão ainda na coleta de informações para formação de um banco de dados. "Queremos ao final de todo esse trabalho no interior ter informações suficientes, para formar um banco de dados, em que estejam incluídas informações sobre todos os aspectos, entre eles os índices de vacinação, por exemplo. Este ano a vacinação contra a Hepatite A foi incluída no calendário, cuja proposta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças menores de 02 anos, e vamos aproveitar para verificar se a demanda está sendo atendida, e se os municípios precisam de algum tipo de apoio", reforçou.

DOENÇA

A hepatite é uma doença “silenciosa” e que deve ter detecção precoce para minimizar chances de complicações. No primeiro semestre de 2013, foram notificados 1.273 casos suspeitos, sendo 102 confirmados. No mesmo período deste ano foram notificados 1.084 casos suspeitos de hepatites virais, sendo 121 confirmados por critério laboratorial. Dos casos confirmados em 2014, 82 casos eram de hepatite A, 28 de hepatite B e 10 de hepatite C. No mesmo período do ano passado, foram 55 casos de hepatite A, 42 casos de hepatite B, 1 caso de hepatite C e 03 casos de hepatite B + D (Hepatite Delta).

EXAME

Para fazer um teste rápido das hepatites B e C, qualquer cidadão pode procurar o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento – localizado na avenida Ville Roy, 215, Centro – ou em qualquer posto de saúde. Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas também estão aptos a realizarem o procedimento.

O resultado do teste rápido de triagem fica pronto em 30 minutos, se for reagente, o paciente é submetido a um teste sorológico para confirmação do diagnóstico, e se o resultado for confirmado em laboratório, o paciente é encaminhado para tratamento no Hospital Coronel Mota (HCM), que é a unidade de referência de média complexidade para as hepatites virais no Estado.

CALENDÁRIO DE VISITAS

Municípios

Saída

Retorno

Rorainópolis, Caracaraí

03/11/14

07/11/14

Bonfim, Normandia

10/11/14

13/11/14

Alto Alegre, Cantá

19/11/14

21/11/14

Iracema, Mucajaí

24/11/14

28/11/14

Uiramutã

01/12/14

03/12/14

Amajari, Pacaraima

08/12/14

12/12/14

São Luís, São João do Baliza e Caroebe

15/12/14

19/12/14

Últimas Postagens

  • 01 de novembro de 2024
AGONIA DE LORD