- 01 de novembro de 2024
2 detentos conseguem fugir
A tentativa de fuga ocorrida nesta segunda-feira (27), na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista, foi contornada ainda na parte da manhã, quando tentavam sair pela porta da frente. O episódio resultou em dois feridos, dois fugitivos e muita destruição no presídio por parte dos detentos.
Eles atearam fogo em dois compartimentos da unidade prisional, queimaram colchões, incluindo as alas 14 e 15. Mas, depois de derrubarem paredes e invadir a ala dos estupradores , os homens do Bope (Batalhão de operações Especiais) intervieram e conseguiram conter a situação.
Mesmo com a intervenção rápida, tiveram que enfrentar os detentos usando meios disponíveis e não letais, como as balas de borracha e bombas de efeito moral, e negociarem a rendição.
Segundo o comandante geral da Polícia Militar de Roraima, Dagoberto Gonçalves, a rebelião foi contornada após muitas negociações e a Polícia já sabia que os detentos planejavam uma fuga em massa.
Homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Cavalaria, Canil, Giro, Força Tática e Ronda no Bairro foram enviados para reforçar a Pamc nesta manhã, e também fazer a contagem rotineira dos presos. Não foi para conter principio de nova rebelião.
Com a contagem, apenas dois detentos conseguiram fugir.